Cidades

Dono de farmácia é preso por vender remédios irregulares no estabelecimento

postado em 22/10/2009 10:11

Um homem foi preso na tarde desta quarta-feira (21/10) acusado de vender remédios irregularmente. Gilvam Rodrigues Moreira Júnior, 27 anos, é proprietário de uma farmácia em Taguatinga Centro.

A polícia cumpria um mandado de prisão contra ele por receptação de remédios roubados. Por coincidência, uma denúncia anônima feita ontem pelo serviço 197, da Divisão de Operações Especiais (DOE), informou aos policiais sobre a venda irregular de remédios na farmácia de Gilvam.

Na farmácia foram encontradas 52 caixas de sibutramina, que tem a venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e sete sacos de substâncias fitoterápicas sem registro. A sibutramina é um inibidor de reabsorção de neurotransmissores, usado no tratamento de obesidade. A substância ajuda a elevar a sensação de saciedade. É irregularmente usada como remédio para emagrecimento.

Além do mandado de prisão por receptação de medicamentos de carga roubada, Gilvam foi preso por tráfico de drogas, já que a venda do remédio era proibida, e depósito irregular de medicamentos. Caso seja condenado pelo crime de tráfico, a pena pode ser de cinco a 15 anos. Por depósito irregular de medicamentos, a pena varia entre dez e 15 anos.

O delegado-chefe da DOE, Guilherme Lorentz, avaliou que a denúncia anônima foi essencial para o trabalho. ;Se não fosse uma denúncia feita pelo 197, nós apenas cumpriríamos esse mandado de prisão e voltaríamos sem nada. Graças à denúncia o crime foi descoberto;, comemora. Gilvam foi preso em flagrante e estava sozinho na farmácia. A polícia não sabe se outras pessoas agiam com ele.

[SAIBAMAIS]Memória

Em setembro, uma farmácia de manipulação na Asa Sul foi fechada pela Anvisa, pela acusação de venda irregular de medicamentos. Havia receituários médicos sem assinatura do profissional responsável e armazenamento de medicamentos de uso controlado sem a documentação necessária da Anvisa.

No mesmo dia, um homem acusado de vender remédios fitoterápicos sem autorização também foi preso. Paulo Lauro do Nascimento entregava os medicamentos, que vinham do Espírito Santo, de moto na casa dos clientes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação