postado em 22/10/2009 10:27
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP2009), chega a última etapa no próximo sábado (24/10). Alunos da rede pública de ensino, da 5; série (6; ano do Ensino Fundamental) ao 3; ano do Ensino Médio, farão as avaliações em 35 Centros de Aplicações, em todas as Regionais de Ensino do DF. Os classificados para fazer esta prova formam as delegações que defenderão os nomes de suas escolas e professores, demonstrando as competências e habilidades desenvolvidas na educação pública. Neste ano, os professores esperam melhorar ainda mais o bom desempenho do ano passado. Na edição de 2008, mais de 500 alunos foram premiados.
Os estudanes concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outro atrativo é o estágio de matemática na Universidade de Brasília (UnB). Não é só aluno que sai ganhando. Professores concorrem a coleção de livros e estágio no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro. As escolas disputam kits esportivos e de livros didáticos.
Para facilitar o acesso daos locais de provas, as escolas receberam cartões de identificação dos alunos pelo correio. A escola não receber os cartões deve orientar o aluno para comparecer ao local da prova designado para a sua escola, portando documento com foto, carteira estudantil ou a certidão de nascimento.