Cidades

Metrô passa mais de uma hora inoperante por falta de luz

postado em 22/10/2009 11:40

O metrô ficou parado por uma hora e vinte na manhã desta quinta-feira (22/10). A pane ocorreu por volta das 11h. De acordo com a assessoria do órgão, o trecho entre as estações Central e Feira ficaram inoperante. A estação Arniquerias voltou a funcionar por voltas das 12h20. Da estação Feira para o terminal de Samambaia e Ceilândia o funcionamento seguiu com normalidade. A paralisação foi ocasionada por uma queda de energia que atingiu a cidade esta manhã.

Nenhum trem ficou preso no túnel. Isso ocorreu por conta de um sistema emergencial que permite o deslocamento dos vagões, em baixa velocidade, até a estação mais próxima. No momento da queda de energia, 11 trens operavam. Apesar disso, vários passageiros foram prejudicados. É o caso da auxiliar de serviços diversos, Irenilde Cavalcante Macedo. Ela estava na estação Shopping, por volta das 11h45 e deveria chegar ao trabalho às 12h. Irenilde afirmou que, com a paralisação do transporte coletivo, teria que preencher um formulário de justificativa de atraso.

Sem luz
De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), houve uma falha nas linhas de transmissão de Furnas, por volta das 11h20. Com isso, a subestação Brasília Norte foi afetada e, consequentemente, as restantes. Isso porque a Brasília Norte é a subestação que distribui energia para as demais - entre elas o metrô (são as subestações Brasília Centro, Ceilândia e Águas Claras).

Às 12h20 a situação já havia sido controlada. A CEB e Furnas farão uma perícia para avaliar as causas do problema no sistema.

O órgão informa, ainda, que não foi levantado a quantidade exata de regiões atingidas. No entanto, levantamento do Correio Braziliense mostra que Taguatinga, Lago Sul, Setor de Autarquias Sul, Setor Comercial Norte, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Asa Norte, Esplanada, Sudoeste, Cruzeiro e Sobradinho sofreram com a falta de energia.

Mais transtornos
Não foi apenas o metrô que enfrentou dificuldades por conta do corte na energia. Os semáforos do cruzamento próximo ao Brasília Shopping não funcionam. O trânsito é complicado no local. Leitores informaram que todos os semáforos da W3 Norte ficaram desligados.

Apesar disso, a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Polícia Militar destaca que não foram registrados acidentes em cruzamentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação