Cidades

Cerrado pode sumir em 2060

Especialistas discutem o futuro do bioma e advertem que, mantido o atual ritmo de destruição, ele estará extinto em 50 anos

Juliana Boechat
postado em 23/10/2009 08:51
O alto índice de desmatamento do cerrado, segundo maior bioma do Brasil, preocupa cada dia mais os ambientalistas. De 2002 a 2008, 1% do cerrado desapareceu por ano ; o que representa um total de 127.560km; de área devastada. Alguns estudiosos chegam a arriscar que, se for mantido o atual ritmo acelerado de destruição, o bioma tende a desaparecer dentro de 50 anos. Desde o início da construção de Brasília, na década de 1950, cerca de 68% do cerrado desapareceram do mapa. A esperança dos especialistas está nas 53 unidades de conservação espalhadas pelo território nacional. O problema é que elas representam apenas 7% do total de 2.039.386 km; do bioma. A saída é, então, desenvolver ações criativas para impedir um futuro pior.

Especialistas discutem o futuro do bioma e advertem que, mantido o atual ritmo de destruição, ele estará extinto em 50 anosSegundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o DF é a unidade da Federação que menos desmatou o cerrado nos últimos seis anos. E é a única que no país que tem 93% do território protegido contra desmatamento. Fotos tiradas de satélites e o trabalho de ambientalistas mostram, no entanto, uma realidade diferente. Com a devastação em grande escala, cerca de 12 mil espécies de plantas, 320 mil de animais e as principais bacias hidrográficas do Brasil correm perigo. Os números são preocupantes, mas levantamentos como este são necessários para atualizar o mapa da devastação do bioma no país e, a partir daí, definir as metas para recuperar o tempo perdido. A preservação do cerrado foi o tema de debate, ontem pela manhã, no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB). Três estudiosos se reuniram para apresentar os números e discutir o futuro do bioma.

Perdas

O chefe do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e professor do Departamento de Ecologia da UnB, Bráulio Ferreira de Souza Dias, iniciou há oito anos uma pesquisa para estudar o mapa de devastação do Cerrado. A primeira análise, realizada em 2002 com ajuda de imagens capturadas por dois satélites, mostrou que 41,9% do ecossistema estava destruído. Naquela época, blocos de 40 hectares de terra passaram pela pesquisa. Em 2008, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) voltou à região, que abrange 11 estados e o Distrito Federal, para detalhar a pesquisa. O resultado: 127.560 km; a menos de cerrado. ;Se continuarmos neste ritmo, vamos ficar apenas com as unidades de conservação do bioma, que alcança 7% de todo o cerrado. Destes, apenas 2,5% têm garantias de conservação integral. É insuficiente para garantir a biodiversidade do cerrado;, explicou Bráulio.

A doutora em biologia animal da UnB Keila Macfadem ressaltou a preocupação em relação aos animais do cerrado. Segundo ela, 10 espécies de mamíferos do bioma correm risco de desaparecer em 50 anos se não foram desenvolvidas políticas ambientais para impedir a devastação. Com a proliferação das áreas urbanas ou ainda de campos de plantação e criação de gado, as unidades de conservação ficaram afastadas umas das outras. Outro fato recorrente é o fechamento dos corredores ecológicos, que permitem a circulação dos bichos entre as áreas protegidas. Dessa forma, os animais têm dificuldades para procriar. O tatu-canastra, por exemplo, foi encontrado apenas no Parque da Água Mineral. E as antas só vivem no Parque Nacional ou na Estação Ecológica de Águas Emendadas.

Como consequência, os animais são obrigados a correr o risco em estradas, comer lixo em áreas próximas às cidades e ainda se proteger de animais urbanos, como cachorros. Para desenvolver a pesquisa, Keila Macfadem analisou 35 espécies de mamíferos na região. Para compreender a rotina e aprender sobre a vida dos bichos, ela instalou de 70 câmeras fotográficas em pontos estratégicos de três áreas de conservação ambiental do Centro-Oeste ; Estação Ecológica de Águas Emendadas, Parque Nacional da Água Mineral e Área de Proteção Ambiental Gama/Cabeça-de-Veado. O trabalho foi realizado por quatro meses, sendo que dois de chuva e dois de seca.

Conflitos
Os palestrantes apresentaram mapas da devastação a partir da década de 1950. Em 1954, o cerrado tomava conta de quase todo o centro do Brasil. Mas, a partir da construção de Brasília e a ocupação urbana, a região de mata diminuía aos poucos. O professor Bráulio citou ainda conflitos sobre o uso da terra, as mudanças drásticas do clima e o constante desmatamento que, somados, aumentaram a temperatura média do planeta e alterou as condições do meio ambiente. ;A situação é perigosa. E o meio ambiente não vai sobreviver;, alertou Bráulio. O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Gustavo Souto Maior, acrescentou à lista de colaboradores da devastação a proliferação de condomínios irregulares e a ocupação desordenada do solo. ;As unidades de conservação estão asfixiadas pelo lixão da Estrutural e pelo Setor de Oficinas, no fim da Asa Norte, por exemplo. As unidades foram separadas em ilhas;, contou.

Souto Maior também ressaltou a falta de recursos dos governos federal e estadual para investir na preservação do meio ambiente. À frente do instituto há dois anos e meio, ele contou sobre a dificuldade dos órgãos ambientais em conter o ritmo da devastação. Ele citou, por exemplo, que o Ibram recebe 0,023% de todo o orçamento do Governo do Distrito Federal por ano para cuidar do meio ambiente. Para o Ministério do Meio Ambiente é destinado 0,11% do orçamento federal. ;A tendência é que nem as unidades de preservação sejam respeitadas. Acho que tem, sim, solução se começarmos a lutar pelo espaço agora;, disse. Para ele, a população também deve se engajar com coragem e criatividade para reverter a atual situação. ;Tem que haver o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico;, sugeriu Gustavo.

1 - O bioma
Cerrado é o segundo bioma do país em extensão. Com uma área de 2.039.386 km;, ocupa 24% do território brasileiro e está presente em 11 estados, além do Distrito Federal. Abria a maior biodiversidade em savana do mundo, com 12 mil espécies de plantas e 320 mil de animais. Além disso, é considerado o berço de três nascentes das principais bacias hidrográficas do Brasil: Amazônica, Paraná e São Francisco.

PERSONAGEM DA NOTÍCIA
Velha ensina e surpreende

Especialistas discutem o futuro do bioma e advertem que, mantido o atual ritmo de destruição, ele estará extinto em 50 anosPara as curandeiras, rezadeiras e bezendeiras do Distrito Federal e de estados como Bahia, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, o meio ambiente deve ser respeitado. Afinal de contas, é a partir das árvores e da natureza, que as comunidades tradicionais buscam a cura para as doenças, abrigo e segurança. Interessada pela forma com que as pessoas se relacionam com o meio ambiente, a graduada em artes cênicas pela Universidade de Brasília Larissa dos Santos Malty resolveu usar a arte para descobrir um pouco mais sobre a outra realidade. Foi quando criou, há sete anos, a Velha do Cerrado.

Larissa trabalha no Ministério do Meio Ambiente. Mas quando descobre algum lugar interessante para a personagem visitar, ela pede folga ao chefe e não mede esforços. Na terça-feira, foi ao Senado participar dos debates sobre os 50 anos de Brasília. ;Convivemos com o cerrado desde sempre. A gente anda de bicicleta no cerrado;, explicou. Outra vez, chegou de surpresa a uma aula de pintura na comunidade de Águas Emendadas. Levou as mulheres para conhecer os pigmentos do cerrado antes de começarem as aulas práticas. ;Sempre tive esse interesse em saber como funcionam as relações das comunidades com o meio ambiente;, disse.

A personagem de Larissa chama a atenção, principalmente pelo barulho das pequenas xícaras de alumínio penduradas no pescoço em forma de colar. Ela ainda pinta o rosto, coloca um lenço na cabeça, veste saias longas e anda com um cajado para apoiar o corpo. ;Estas mulheres das comunidades tradicionais sempre utilizam o chá e a água para tomar banho ou fazer remédios;, explicou. Por onde passa, a velha ganha novos apelidos: Velha das Latas ou ainda Maria Balão. ;Cada um chama de um nome. Mas para mim, é Velha do Cerrado;, finalizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação