Cidades

Diretor do HRT lamenta exoneração de chefe do pronto-socorro

postado em 23/10/2009 13:40

A decisão do secretário de Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho, de exonerar o chefe de equipe do pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) é considerada precipitada pelo diretor do hospital Joaquim Barros Neto. Para o médico, tudo não passou de um erro na datilografia do documento enviado ao Corpo de Bombeiros do DF e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O ex-chefe do pronto-socorro foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (22/10), depois de enviar um comunicado aos bombeiros e ao Samu informando que o atendimento de novos pacientes estaria suspenso, devido a falta de profissionais. Barros Neto pretende pedir ao secretário o cargo comissionado de volta ao médico.

Segundo o diretor do HRT, o chefe de equipe do pronto-socorro solicitou a uma funcionária para digitar o ofício, e por um descuído acabou deixando passar ;uma palavra; que foi mal interpretada. ;O que ele queria era um contato prévio dos bombeiros e do Samu para ver se havia condições de atendimento, caso não, o hospital solicitaria que o paciente fosse transferido para outra unidade;, defendeu Barros Neto. Ele ainda acredita que o fato foi um caso isolado. ;Um médico nunca pode negar atendimento, e ele está cansado de saber disso. Se fosse o caso atenderíamos até no chão;, completou.

De volta ao cargo

Barros Neto vai tentar reaver o cargo comissionado do médico. ;Não tenho dúvida que isso será esclarecido. Ele nunca faltou, tem a ficha limpa, é antigo na Fundação e está perto de se aposentar;, disse ainda Barros Neto. Ele ainda afirmou que vai esparar a ;poeira abaixar; para fazer o pedido ao secretário de Saúde. ;Respeito hierarquia, se ele negar reaver o cargo vou acatar a decisão;.

Ele ainda observou que no dia do ocorrido, um dos dois clínicos que atendem no pronto-socorro se acidentou e, com isso, não pode comparecer ao hospital. ;Não havia pacientes em estado grave. Muitos só fazem barulho nas emergencias, 90% deles são encaminhados ao atendimento básico, e isso tem lotado os hospitais. O certo é essas pessoas procurarem um centro de saúde;, explica.

Atendimento

Atualmente, o HRT atende 24 mil pessoas por mês no pronto-socorro. ;Destes 30% são moradores de Taguatinga, o restante vem de Ceilândia, Samambaia, Brazlândia, Águas Lindas, entre outras regiões;. Diariamente, cerca de 160 pessoas nos turnos da manhã e tarde são encaminhadas a um dos oito centros de saúde localizados em Taguatinga.

;Até o fim do mês o hospital vai receber oito clínicos e três cardiologistas para melhorar o atendimento;. De acordo com o diretor do hospital, na falta do chefe de equipe do pronto-socorro ele teve que assumir o cargo. O ex-chefe de equipe continua exercendo as funções de médico no hospital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação