Cidades

Duas organizações de Brasília receberão o Prêmio Itaú Unicef na noite desta sexta-feira

postado em 23/10/2009 15:22

Duas organizações não-governamentais de Brasília, a Fundação Athos Bulcão e o Instituto Batucar, serão premiadas na noite desta sexta-feira na etapa regional da 8; edição do Prêmio Itaú Unicef, em Goiânia (GO).

O Prêmio tem o objetivo de reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos, como faz o projeto Batucadeiros, do Instituto Batucar que oferece aulas de literatura e interpretação de textos, violão, xadrez, informática e cidadania, teatro e cuidados de higiene pessoal, reforço escolar. A ONG atende a 82 crianças e adolescentes do Recanto das Emas, oferecendo atividades ligadas a arte, cultura e educação no contraturno da escola.

A Fundação Athos Bulcão também foi escolhida pelo projeto Festival de Teatro na Escola, que atende a 126 crianças e adolescentes de 13 a 18 anos, estimulando a produção artística de qualidade. Todos os anos, desde 2000, 12 professores de artes cênicas de escolas públicas do DF são selecionados para participar do festival. Eles formam um grupo de teatro com os alunos para colocar em prática todos os processos que envolvem a montagem de um espetáculo. Para isso, tanto alunos quanto professores passam por um workshop de aperfeiçoamento. O projeto já resultou em mais de 70 espetáculos.

Nesta edição, o tema Tempos e Espaços para Aprender estimula a reflexão sobre a diversidade de locais que oferecem possibilidades de aprendizagem. As ONGS de Brasília estão entre as quatro ONGs finalistas da Região Centro-Oeste. Os outros dois projetos escolhidos são de Pirenópolis (GO). As organizações receberão R$ 10 mil, um computador e uma impressora cada. Em novembro, elas participam da final nacional, com outros 27 finalistas, quando será anunciado o projeto vencedor.

Colaborou Isabel Vilela

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação