Cidades

Abandonado em meio ao lixo

Chamados por vizinho, bombeiros encontram idoso sozinho e nu em Ceilândia. Na casa, fezes espalhadas pela cama, papel higiênico usado e sangue no chão. Desidratado, homem foi encaminhado ao hospital

postado em 24/10/2009 07:50

Chamados por vizinho, bombeiros encontram idoso sozinho e nu em Ceilândia. Na casa, fezes espalhadas pela cama, papel higiênico usado e sangue no chão. Desidratado, homem foi encaminhado ao hospitalNa porta de entrada da sala, duas caixas de iogurte vencidas tomadas pela poeira. No canto, ao lado de um rack, o rato morto havia se transformado em cinzas. Pelo piso do corredor, sangue seco espalhado. Mesmo com as janelas abertas, o fedor era quase que insuportável. À esquerda, um quarto, com colchão sujo de fezes. Na frente da cama, um amontoado de papel higiênico usado cobria o chão. Não se trata de um cenário de filme de terror. Essa casa existe, no Conjunto D da QNO 19 de Ceilândia. E, o pior: nela morava um idoso de 75 anos.

O homem, identificado como José Tiago de Oliveira, não tomava banho há um ano e foi descoberto pelos bombeiros no fim da tarde da última quinta-feira, após um telefonema dos vizinhos, que perceberam que o idoso passava mal após tentarem oferecer comida a ele. ;Eu sempre o visito e dou comida. Gritei pelo nome, só que ele não respondeu e, então, comecei a ficar preocupado;, contou o aposentado José de Souza, 70. Ele, a mulher Maria de Aguiar Brandão, 60, e o filho Jainer Brandão, 40, moram três casas acima da de José Tiago.

Quando chegaram, os bombeiros arrombaram a porta dos fundos para poder atender à vítima, que estava nua e usava uma sonda, em razão de um problema na próstata. O idoso foi encaminhado às pressas para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde os médicos constataram um quadro de desidratação e infecção urinária. No fim da tarde de ontem, José Tiago foi removido para o Hospital de Base, onde será realizada uma bateria de exames para identificação de outras possíveis doenças.

O caso impressionou até mesmo aos bombeiros. ;Verificamos que o ser humano, para chegar àquela situação, tem que estar totalmente abandonado, não somente pela família, mas pelo Estado. Ele estava apodrecendo vivo. É a primeira vez que sinto um mau cheiro daquele;, revelou o soldado Daniel Luiz da Silva, um dos bombeiros que atenderam a ocorrência. Do lado de fora, o mato (que foi cortado apenas ontem pela manhã) já atingia um metro.

De acordo com os vizinhos, José mora na mesma casa há mais de 20 anos. Nunca foi casado e não tem filhos. ;Ele é uma pessoa muito difícil. A gente sabe que ele tem dois irmãos, mas fica com raiva quando se toca no assunto família;, disse José de Souza. Na cozinha do idoso, a sujeira também estava espalhada. Panelas apresentavam crostas de restos de alimentos.

Notícias da família
Vizinhos de José Tiago, Jainer (e) e José de Souza mostram a cama com fezes e o chão imundoJosé Tiago nasceu em Itaobim (MG), em 13 de outubro de 1934. Trabalhou por muitos anos no conserto de televisões, mas deixou de trabalhar por problemas de saúde. Sobrevive com o dinheiro da aposentadoria. Na casa dele, os socorristas encontraram R$ 634, além de computador com acesso à internet. Quem tiver alguma informação a respeito dos familiares dele pode entrar em contato com o vizinho Jainer Brandão no 8525-2442.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação