postado em 26/10/2009 12:25
Em uma sequência de crimes, três homens fizeram 23 pessoas reféns e deixaram uma delas ferida em Alexânia (cidade goiana a cerca de 87km de Brasília), na manhã desta segunda-feira (26/10). A ação teve início em Taguatinga, com o roubo de um carro, seguido de assalto a dois postos de gasolina, três caminhoneiros e invasão de uma residência, já na cidade do Entorno.Após roubarem um Fiat Stilo em Taguatinga, os três homens seguiram pela BR-060, que dá acesso a Alexânia. No caminho, assaltaram o primeiro posto de gasolina na saída de Samambaia.
Já a 500 metros da divisa com Goiás, no distrito de Engenho das Lages, no Gama, assaltaram o segundo estabelecimento. Na ação, fizeram 20 reféns. As vítimas ficaram rendidos na lanchonete do posto, a Coiote Lanches.
Um policial à paisana, que viajava com a família, reagiu. Houve troca de tiros e os três criminosos fugiram em direção a Alexânia. Na entrada da cidade havia uma barreira da Polícia Militar. Eles furaram o bloqueio e bateram em um Monza e um caminhão.
Um deles foi preso pela PM e os outros dois seguiram a pé, em direção a uma quadra da cidade. Eles trocaram tiros com a polícia e invadiram uma casa, onde mantiveram uma pessoa refém por cerca de uma hora. Após negociações com a PM, eles se entregaram.
A vítima, Pedro Paulo da Silva Dutra, 19 anos, atingido na parte posterior da coxa direita, foi levada para o Hospital Municipal de Alexânia. Ele está fora de risco e sem fraturas, mas passará por cirurgia para retirar a bala alojada. Uma moradora da casa se sentiu mal e também está hospitalizada, mas passa bem.
Jailson Ramos dos Santos, 36 anos, Edilson Alves de Oliveira, 20, e Antônio Carlos de Jesus de Souza, 25, estão presos na delegacia da cidade. Os três serão autuados por oito crimes, entre eles tentativa de latrocínio, roubo agravado por uso de arma de fogo e formação de quadrilha. O caso está a cargo da delegacia de Alexânia. (Colaborou Luiz Calcagno)