postado em 27/10/2009 19:00
A 26ª Delegacia de Polícia em Samambaia será a próxima a receber o Sistema Sentinela da Polícia Civil do DF. O sistema faz a identificação de chamadas de emergência que aciona a DP toda a vez que acontece um crime em comércio, escola ou condomínio da região. A finalidade do projeto é propiciar maior eficiência e rapidez no combate ao crime. Uma reunião para discutir a implantação do projeto está marcada para esta quarta-feira (28/10) a partir das 19h30 em Samambaia.
De um telefone pessoal, cadastrado na Delegacia, a vítima pode chamar a Polícia Civil no exato momento do fato. A ligação do usuário aciona, de imediato, o sistema Sentinela na Delegacia responsável pela área. Após a chamada, que também pode ser feita pela tecla de emergência do celular, o mecanismo identifica os dados cadastrais do usuário e a unidade policial envia, imediatamente, uma equipe ao local previamente identificado.
Para utilizar o sistema Sentinela, o interessado deve procurar a Delegacia competente com a documentação que identifique o local e o endereço do estabelecimento. Podem ser cadastrados vários números telefônicos, de linha fixa ou celular. O cadastro é gratuito e o sistema não gera custos para usuário. É importante que o telefone cadastrado esteja em local previamente combinado. Se for celular, a opção de identificação de chamada deverá estar desbloqueada.