Cidades

Operação Alvorada prende 113 pessoas nesta manhã

postado em 28/10/2009 12:15

Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) iniciada na manhã desta quarta-feira (28/10) já prendeu 113 pessoas. A "Operação Alvorada" é realizada pela quarta vez este ano, ao todo já foram seis. A primeira delas ocorreu em 2007. As prisões decorrem de mandados de busca e apreensão por crimes como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Ao todo, são 980 mandados. A operação ocorre somente hoje e a expectativa é de que pelo menos 200 pessoas sejam presas.

De acordo com Bartolomeu Araújo, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), a intenção é reduzir o número de procurados no DF. ;Temos trabalhado para coibir crimes violentos. Os envolvidos em crimes graves presos na operação certamente permanecerão presos;, afirma.

A operação

A operação teve início às 4h. Até o fim da manhã, já haviam sido presas dez pessoas por homicídio, 15 por roubo e 33 por tráfico de drogas, entre outras. A maioria foi encontrada em suas residências. Trezentos e dez agentes de todas as áreas do DF estão envolvidos na operação.

Deve ocorrer outras operações para prender aqueles que não forem encontrados hoje. ;Elegemos os mais perigosos e buscamos prendê-los. Em cada área do DF há uma delegacia que prioriza essas prisões. Essa é uma operação sistemática e alguns que não serão localizados hoje serão localizados na próxima;, garante André Victor do Espírito Santo, diretor do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC).

Prisões neste ano

A PCDF informou que desde janeiro até ontem (27/10) já foram presas 24.215 pessoas no DF. Dentre essas, 3.360 são prisões por causa de crimes, 1.051 por ocorrências cíveis e 19.904 prisões em flagrante. A Operação Alvorada realiza somente prisões motivadas por crimes.

Com informações de Luiz Calcagno

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação