postado em 28/10/2009 17:12
A ;Operação Alvorada; da Polícia Civil do Distrito Federal prendeu 122 pessoas nesta quarta-feira (28/10). Entre os presos, estão 115 homens e sete mulheres. A operação, que começou na madrugada, contou com 621 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivãos e 114 viaturas. Ao todo foram 980 mandados de prisão.[SAIBAMAIS]A ação cumpriu mandados de prisão pendentes em todo o DF para retirar de circulação pessoas condenadas ou procuradas e ainda não localizadas. Foram cumpridos mandados relacionados a crimes de homicídios, tentativas de homicídios, latrocínios, roubos, furtos, lesões corporais, atentados violento ao pudor, porte ilegal de arma de fogo e receptação.
De acordo com Bartolomeu Araújo, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), a intenção é reduzir o número de procurados no DF. ;Temos trabalhado para coibir crimes violentos. Os envolvidos em crimes graves presos na operação certamente permanecerão presos;, afirma.
Na última operação Alvorada, realizada em setembro deste ano, 175 pessoas foram presas, sendo 162 homens e 13 mulheres. Somente este ano, as operações realizadas pela Polícia Civil do Distrito Federal resultaram na prisão de 4.311 pessoas em todo o DF. Todas as prisões são fruto do cumprimento de mandados de prisões cíveis e criminais expedidos pelo Judiciário.
A operação
A operação teve início às 4h. Até o fim da manhã, já haviam sido presas dez pessoas por homicídio, 15 por roubo e 33 por tráfico de drogas, entre outras. A maioria foi encontrada em suas residências. Trezentos e dez agentes de todas as áreas do DF estão envolvidos na operação.
Devem ocorrer outras operações para prender aqueles que não foram encontrados hoje. ;Elegemos os mais perigosos e buscamos prendê-los. Em cada área do DF há uma delegacia que prioriza essas prisões. Essa é uma operação sistemática e alguns que não serão localizados hoje serão localizados na próxima;, garante André Victor do Espírito Santo, diretor do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC).