postado em 28/10/2009 18:30
A Polícia Civil do DF lança as 15h desta quinta-feira (29/10), o ;Projeto Brasília Mulher Segura;, que consiste em um conjunto de ações que vão aperfeiçoar o trabalho da polícia no combate à violência contra a mulher. Uma das ações é a unidade móvel da delegacia, equipada para o atendimento individualizado e registro de ocorrências.Outra medida é o kit denominado ;Bolsa de Crise;, que contém uma muda de roupa, toalha e itens de higiene para as mulheres vítimas de estupro ou outro tipo de violência. Para orientar e esclarecer a população, também foram confeccionadas cerca de 100 mil cartilhas sobre violência de gênero, além de 50 mil folhetos informativos sobre a prevenção nos casos de crime de estupro.
O projeto vai capacitar policiais da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) nas técnicas de coleta de depoimento e a reforma e ampliação das instalações da delegacia (com destaque para a criação de espaços individualizados de atendimento às vítimas). A proposta prevê também a criação da Seção de Sexologia Forense do Instituto Médico Legal (IML), que vai oferecer atendimento especializado às vítimas de violência sexual e doméstica.
A proposta conta com a participação do Instituto de Medicina Legal (IML/PCDF) e apoio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça.