A moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília foi apresentada nesta quarta-feira (4/11), durante reunião do Comitê Executivo do aniversário de Brasília. O lançamento oficial da moeda, que não entrará em circulação, será entre março e abril do próximo ano.
A peça fabricada pela Casa da Moeda tem 40 milímetros de diâmetro, feita em prata com áreas foscas e espelhadas. No anverso (cara) da moeda há uma composição de imagens representando a arquitetura da cidade com o Congresso Nacional, Catedral de Brasília, Palácio do Planalto e a escultura Guerreiros. No contorno está escrito a legenda ;Patrimônio da Humanidade- Unesco;.e na parte inferior ;Brasília 1960 ; 2010;.
O reverso (coroa) é composto por uma representação esquemática do Plano Piloto, conhecida como avião, com o lado norte voltado para cima e na parte inferior à direita consta a impressão do valor de face (R$ 5) e a legenda Brasília.
Serão confeccionados 30 mil exemplares da nova moeda que serão comercializados a R$ 110 cada pelo Banco do Brasil e Banco Central. Assim como outras moedas comemorativas, a de Brasília terá um valor de face, porém não entrará no mercado.
Comitê analisa projetos para Brasília 50 anos
Os interessados em apresentar projetos para a festa de 50 anos de Brasília têm até 30 de novembro para apresentar suas propostas. Os candidatos devem preencher o formulário disponível na página da Secretaria de Cultura (www.sc.df.gov.br). Os projetos serão analisados pelo Comitê Executivo ;Brasília 50 anos;.
O foco das festividades é fazer com que o 50; aniversário da Capital receba os mais diversos projetos, reunindo todas as facetas de expressão artística, cientifica, tecnológica, histórica, ambiental e educativa, causando repercussão em todo território brasileiro.