Cidades

DF registra redução de 29,3% dos casos de dengue

postado em 05/11/2009 13:34
A modificação na forma de trabalho da Vigilância Ambiental do Distrito Federal é considerada pelo órgão como um dos principais fatores que contribuíram para a diminuição dos casos de dengue confirmados na capital federal em 2009. A redução foi de 29,3%, de janeiro a outubro deste ano. Em relação aos casos notificados, o decréscimo chegou a 53,3%. Mesmo com os números positivos, uma pessoa morreu vítima da dengue este ano na cidade de São Sebastião.

Foram 399 casos confirmados, 271 (67,9%) deles com transmissão no DF e 128 (32,1%) em outras unidades federadas. Em 2008, 564 pessoas tiveram o diagnóstico confirmado da dengue. Duzentos e setenta e quatro contraíram a doença no DF e 290 em outras regiões do Brasil. Além do Distrito Federal, 20 estados conseguiram reduzir o quadro de dengue. [SAIBAMAIS]

Para a subsecretária de Vigilância à Saúde do DF, Disney Antezana, a divulgação quinzenal dos dados da presença do mosquito nos locais de maior risco foi fundamental para evitar a transmissão da doença. "Anteriormente, os índices de infecção eram levados a nosso conhecimento de três em três meses. Isso dificultava as ações. Sem levar em conta que agora agimos quase que em tempo real, principalmente nos casos confirmados", garante Antezana. A modificação teve início em novembro de 2008.

Ações integradas com as Administrações Regionais, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a coordenadoria dos parques do DF e a Secretaria de Educação também contribuíram para a redução da presença do vetor, na avaliação da Vigilância Sanitária. "A cada mês, implementamos atividades nas escolas e mutirões nas cidades, o que nos ajuda muito", conta a subsecretária.

Número de casos

A cidade de Planaltina, a cerca de 38 km de Brasília, chegou a registrar um surto em 2009. Cento e vinte e duas pessoas foram infectadas pela doença. No ano passado, 35 tiveram dengue na região. Outras duas cidades apresentaram um pequeno acréscimo de casos confirmados da doença este ano. Sobradinho subiu de 16 para 21 e Brazlândia, de três para 16. "A quantidade é considerada pequena, se levarmos em conta o número de focos que tínhamos nessas áreas", afirma Disney Antezana.

Três cidades do DF, que tiveram um maior índice da doença este ano, registram um decréscimo da doença, comparado com o mesmo período do ano passado (intervalo de janeiro a outubro). Em Samambaia, foram nove em 2008 contra sete este ano; em Taguatinga, 31 (em 2008) e oito (em 2009); e em Ceilândia, nove (em 2008) e oito (em 2009). As três regiões também foram as que apresentaram maior foco da doença este ano.

Alerta

Mesmo com a redução dos casos de dengue, Rosely Cerqueira, da diretoria da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, faz um alerta à população: ;Existe a possibilidade constante de risco em todas as casas. Deve ser sempre observado se o lixo está mal acondicionado, o acúmulo de água em objetos, ralos, piscinas, áreas com canil, e garagens. Ou seja, tudo que facilita a criação do mosquito;.

No Brasil
De acordo com balanço parcial do Ministério da Saúde, os casos de dengue em todo o Brasil caíram 46,3% nas 30 primeiras semanas de 2009 em relação ao mesmo período de 2008 (janeiro a agosto). Foram 406.883 notificações, contra 758.051 em 2008.

A redução foi observada em 20 estados e no Distrito Federal. Já os estados do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso apresentaram aumento no número de casos.

O balanço parcial também revela uma redução de 63,2% nas mortes. Até 1; de agosto, houve 166 óbitos, sendo 103 por Febre Hemorrágica de Dengue (FHD) e 63 por Dengue com Complicações (DCC). No mesmo período do ano passado, foram registradas 451 mortes (213 por FHD e 238 por DCC).

A campanha nacional contra a dengue teve início nesta quarta-feira (4/11). Com a chegada da chuva mais cedo no DF, a campanha na capital começou em setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação