Cidades

Feira do Guará ganhará 100 boxes

As obras deverão ser concluídas até dezembro. Nas semanas que antecedem o Natal, o funcionamento será diário, das 8h às 18h

postado em 09/11/2009 09:07
Além de ser um dos espaços preferidos dos moradores para compras e refeições, a Feira Permanente do Guará se tornou um ponto turístico da cidade. O espaço atrai para a região consumidores de todo o DF e Entorno, especialmente em fins de semana. Na tentativa de proporcionar mais conforto, valorização e segurança ao público e aos trabalhadores, o local está em expansão. Até o fim deste ano, mais 100 boxes deverão ser instalados. O objetivo é concluir a obra antes do Natal, época em que o movimento aumenta em cerca de 60%. A feira vai funcionar todos os dias, das 8h às 18h, em dezembro. Normalmente, os feirantes trabalham somente de quinta-feira a domingo.

Eitor Moraes prevê que a reforma será boa para todos os feirantes e principalmente para os consumidoresQuem passear pela Feira do Guará, após a reforma, encontrará um espaço mais organizado. Em lugar das barracas dos camelôs espalhadas na entrada da feira, haverá uma praça. Os ambulantes vão ocupar os novos boxes. A parte elétrica também será renovada e os alambrados trocados. Na nova fachada, haverá espaço para propaganda das bancas. A obra está orçada em R$ 1,2 milhão. Os frequentadores vão ganhar também uma brinquedoteca, fraldário e dois novos banheiros infantis. A falta de vagas para carros, porém, vai persistir. Não há previsão para construir novos estacionamentos.

Semanalmente, mais de 40 mil pessoas passam pela Feira do Guará. Mais de 500 feirantes trabalham ali, grande parte desde o começo, em 1967. A prosperidade do local atraiu muitos comerciantes irregulares, que vendem suas mercadorias nos corredores entre uma banca e outra. Além de dificultar a circulação de pessoas e a saída em casos de emergência, eles disputam clientes com quem paga água, luz e outras taxas cobradas pela administração da feira. ;A intenção é organizar. Deixar a feira mais bonita e atraente. Todos os camelôs devem ganhar boxes. Eles vão se tornar feirantes e ter mais condições para trabalhar;, explicou o presidente da Associação dos Feirantes da Feira do Guará, Kleber Nunes.

As bancas serão doadas. Para isso a associação ainda vai cadastrar todos os interessados. ;Ninguém de fora vai poder ocupar boxes, somente quem já está aqui;, garantiu Nunes. As novas bancas vão vender principalmente produtos importados de vários tipos e bijuterias. Das 526 bancas em funcionamento atualmente, 70% vendem roupas. Há 10 restaurantes e oito lanchonetes. Com a reforma, eles devem ficar reunidos em uma praça de alimentação.

Atrações
O anúncio da revitalização agradou os feirantes e camelôs. Carmen Silvia Dias, 47 anos, é vendedora ambulante de brinquedos na feira há 10 anos. Ela comemora a oportunidade de regularização. ;Agora, seremos feirantes. São mais despesas com água e energia, mas precisamos dessa estrutura para trabalhar;, afirmou. As principais atrações da feira, como a pastelaria mais premiada da cidade e as peixarias que estão entre as melhores do DF, devem receber ainda mais público depois das melhorias.

O dono de sete bancas de comida, entre ela as premiadas Universidade do Pastel e a N; 1, Eitor Moras, 53, vê a expansão de forma positiva. ;Vai acabar com parte da bagunça. Será bom para todos;, disse Eitor. A vendedora Katia Regina dos Santos, 34, frequenta a feira aos domingos ao lado das filhas Maiara, 4, Marta, 14 e Mariana 10. ;Vir à feira é sagrado. Com a reforma teremos um incentivo a mais;, conclui Katia.

Passado
A Feira do Guará foi construída com estrutura metálica e ocupa uma área 11.056,25m2. A obra foi concluída em 1983. Antes, funcionava como feira livre na QI 05, na QE 07 e na AE 17. Entre os principais produtos ofertados estão frutas, verduras, doces, queijos, produtos orgânicos, temperos brinquedos e roupas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação