Cidades

Candidatos utilizam Orkut, YouTube, Twitter e páginas pessoais para divulgar aos advogados suas propostas

Ana Maria Campos
postado em 10/11/2009 08:40
Os quatro candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) investiram na internet como meio de divulgação de suas plataformas de campanha para a eleição marcada para a próxima segunda-feira. Todos os recursos de propaganda eletrônica na web foram adotados: páginas pessoais, perfis no Orkut, vídeos no YouTube e mensagens curtas no Twitter. O objetivo é divulgar propostas, analisar resultados de debates com os adversários e apresentar ao eleitorado os aliados declarados.

Além da internet, candidatos também participam de debates, como o realizado na Procuradoria do DF há duas semanas: corpo a corpoNessa estratégia, o e-mail dos advogados é disputado até na Justiça. Para ter acesso ao mailing com o endereço eletrônico e dos escritórios, alguns candidatos tiveram de desembolsar R$ 20 mil. A direção da OAB estabeleceu esse preço para entregar a lista com o contato dos cerca de 22 mil inscritos atualmente, com potencial para votar nas opções para o comando da entidade. Francisco Caputo e Ibaneis Rocha, respectivamente das chapas Questão de Ordem e Unidos pela Ordem, pagaram. Esdras Dantas, da chapa Ordem na Casa, disse não podia gastar tanto dinheiro para se corresponder com seus eleitores.

O candidato Ulisses Borges, da chapa Nova Ordem, Independência e Transparência, teve acesso às informações ontem, depois de conseguir uma liminar expedida pelo juiz federal Marcos Augusto de Sousa, que lhe garantiu os dados sem prévio pagamento à OAB. A autorização foi dada na última sexta-feira e ele recebeu na manhã de ontem a lista com os endereços dos advogados aptos a votar. Na noite de ontem, Ulisses se reuniu com o filho Keoma Ávila, especialista em tecnologia da informação, para traçar estratégias de comunicação com o eleitorado na reta final da campanha. ;Será uma luta desigual porque outros candidatos já tiveram acesso ao mailing;, afirma Ulisses.

Ferramentas

A propaganda na internet é um meio a mais de divulgação, além do corpo a corpo com os advogados. O meio ganhou força nesta eleição pela proliferação de ferramentas eletrônicas à disposição do internauta, como o Twitter (1)que virou febre neste ano. É uma alternativa à proibição da propaganda paga na televisão e no rádio determinada por resolução do Conselho Federal da OAB. O uso de carro de som também é vetado. ;O advogado é o profissional liberal que mais tem acesso à internet. Esse meio de comunicação é muito importante;, avalia Caputo, que apostou em todos os meios possíveis na internet. Na página da sua chapa, ele disponibilizou vídeos, análises e compromissos de campanha. Ele, no entanto, avalia que seu eleitorado tem faixa etária mais alta. São os advogados mais antigos que não têm tanto o hábito de acompanhar tweets.

Para Esdras, a propaganda na rede mundial é um meio eficiente para quem tem poucos recursos para investir na campanha. ;Faço a campanha do tostão contra o milhão;, sustenta o ex-presidente da OAB-DF, que criou um blog com textos, alimenta pessoalmente o Twitter, tem página na internet e no Orkut. Candidato da situação, Ibaneis também usa todos os instrumentos à disposição. Ele acredita que o contato eletrônico é um dos meios mais eficientes para divulgar sua plataforma. Para isso, Ibaneis afirma ter contrato uma equipe de profissionais que cuida de tudo, sob a sua orientação. ;Um dos meios importantes é a correspondência por e-mail;, analisa. Ele acredita que se todos os candidatos tivessem se unido para reivindicar, a direção da OAB teria liberado a relação com os nomes e endereços de todos os advogados, sem qualquer custo.


1 - Mensagens curtas
O Twitter é uma rede social que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres, conhecidos como tweets. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las.

O número

22 mil
Quantidade de advogados aptos a votar para escolher a nova presidência da OAB-DF


Leia mais sobre política no Distrito Federal no Blog da Ana Maria Campos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação