Cidades

Quatro self-services são autuados por irregularidades na pesagem dos pratos

postado em 11/11/2009 12:43

Quatro restaurantes, dos 10 visitados, foram autuados devido a divergências ou ausência de informação do peso dos pratos de self-services. Um dos problemas detectados foi na tara dos pratos (desconto do peso do prato vazio pela comida consumida pelo cliente).

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) também notificou dois restaurantes pela falta de lacres nas balanças, e o restaurante Taioba, da 404 sul, por não ter placa da tara do prato. A ação é uma parceria do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), com o Inmetro, que teve início nesta terça-feira (10/11).

Receberam notificações os restaurantes Veredas, 204 sul, e Assados e Grelhados, 404 sul. Os nomes dos outros dois estabelecimentos não foram confirmados pelo Procon. Segundo o agente fiscal que chefia a operação, Márcio Di Calafiori, o Procon também está orientando os estabelecimentos visitados quanto a outras possíveis irregularidades.

Todos os restaurantes devem ter exemplares do Código de Defesa do Consumidor acessíveis aos clientes, telefone do Procon visível, cobranças indevidas por comandas, taxação mínima para utilizar o cartão de crédito e taxas de desperdício. ;Há restaurantes que cobram uma taxa extra, caso o cliente não coma tudo que está no prato. Isso não é permitido;, alerta.

Ontem foram visitados restaurantes na Asa Norte e na Asa Sul. Hoje o Procon passará por Sobradinho e Águas Claras. Já foram visitados dez estabelecimentos. A meta é fiscalizar cerca de 20 self-services.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação