Cidades

Presos cinco homens pelo "Golpe do Chute"

Luiz Calcagno
postado em 11/11/2009 15:24

Membros de uma quadrilha especializada no ;golpe do chute; foram presos nessa terça-feira (10/11), em Brasília. A operação batizada de ;Goianos;, foi desencadeada pela Delegacia de Falsificações e Defraudações da Polícia Civil do Distrito Federal (DEF/PCDF). Os criminosos atuavam em Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

O golpe aplicado pela quadrilha consistia em obter informações de diversas empresas, em vários estados do país. A partir dos dados coletados, via Internet ou listas telefônicas, os integrantes, passando-se por servidores de órgãos públicos, como Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) e Ministério da Educação, ofereciam materiais relacionados com as atividades da empresa, sob o argumento de que eram restos de obras, compras, licitações ou apreensões feitas pela Receita Federal, por um preço muito baixo.

Os criminosos marcavam de encontrar a vítima, normalmente empresários, em frente a alguma loja grande, e só aceitavam pagamento em dinheiro. Eles também pediam que a pessoa trouxesse caminhão para pegar os materiais, pois não ofereciam frete. Quando a vítima efetuava o pagamento, os homens sumiam. Somando os cinco empresários que colaboraram com as investigações, o prejuízo já é estimado em R$200 mil.

Durante a ação policial, foram presos Gilmar Aureliano Gonçalves, 37 anos, Iermar Alves Bezerra, 45, Marcelino Possidonio dos Santos, 46, Carlos Jose de Oliveira, 39, e José Carlos Felicio, 44. Com eles foram apreendidos vários computadores, aparelhos, chips de celulares, agendas e papéis com dados das empresas e vítimas do golpe, além de extratos bancários e outros documentos relacionados ao crime.

Uma pessoa ainda está foragida e outra foi indiciada, mas ainda não foi presa. O grupo vai responder por formação de quadrilha e estelionato, e pode pegar até 8 anos de prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação