Cidades

Operação Ultravioleta reprime comércio ilegal na Feira dos Importados

Adriana Bernardes
postado em 11/11/2009 15:29
A operação Ultravioleta da Polícia Civil do DF e da Receita Federal apreendeu 300 caixas de produtos ilegais na Feira dos Importados na tarde desta quarta-feira (11/11). A operação teve o objetivo de reprimir o comércio ilegal e a falsificação de óculos na Feira dos Importados. A ação contou com 100 policiais civis e 60 servidores da Receita.

A operação também fiscalizou depósitos e a venda de produtos como bolsas e relógios importados irregularmente. Foram apreendidos 50 mil óculos, três mil bolsas e cinco mil relógios. Dezoito pessoas foram convidadas a comparecer a 8; Delegacia de Polícia (SIA), apenas quatro eram brasileiros e o restante, chineses. Entre as constatações, foram levantados indícios de sonegação fiscal, pois não havia a presença de selo de controle do IPI, obrigatório para os relógios de pulso.

Os produtos foram encaminhados para a Polícia Federal e os donos tem até 20 dias úteis para comprovarem que os objetos têm procedência legal. Caso isso não aconteça, será aberto um processo chamado de "perdimento" e as pessoas terão mais 20 dias para recorrer. Terminado esse prazo a Polícia Federal ficará responsável pelo objetos.

Ilegais
A maior parte dos chineses que compareceram a delegacia de polícia para prestar esclarecimentos sobre as mercadorias estão em situação ilegal no país. Os estrangeiros vão ser encaminhados para a Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre essa condição irregular.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação