Cidades

Projeto Vira-Vida tem aula inaugural

postado em 11/11/2009 19:30

O projeto ViraVida teve aula inaugural na tarde desta quarta-feira (11/10). O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) para a formação profissional e ressocialização de jovens entre 16 e 21 anos vítimas de exploração sexual.

Durante um ano, 50 jovens passarão por um processo socioeducativo, incluindo acompanhamento psicossocial, atendimento médico e odontológico, educação básica continuada e formação profissionalizantes. Os cursos oferecidos são desenvolvidos a partir da demanda do mercado e perfil dos jovens assistidos.

Inicialmente, os jovens irão cursar matérias de assistente administrativo e recepcionista. A inserção no mercado de trabalho também é uma das metas do programa.

Atualmente, 400 jovens são atendidos pelo ViraVida em Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e DF. A ideia é oferecer oportunidades de um futuro a jovens que vivem sob exploração sexual. Segundo a organização do ViraVida, mais de 930 municípios brasileiros são atingidos por redes de exploração sexual.

Mais da metade dos aliciadores são homens entre 20 e 50 anos, e 32% deles, estrangeiros. Na guerra contra a exploração sexual, o ViraVida, lançado em julho de 2008, já traz dados positivos. Dos 50 alunos atendidos em Fortaleza (CE), nas duas primeiras turmas do projeto, 85% já estão empregados. Além disso, a desistência é de menos de 2% do total.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação