postado em 13/11/2009 18:34
O Distrito Federal vai ficar mais verde e ainda mais próximo da vegetação característica do Cerrado. Até março de 2010, árvores, palmeiras e arbustos de 32 mil espécies serão distribuídos ao longo de quatro rodovias, 24 parques e unidades de conservação de 30 Regiões Administrativas. Ao todo serão plantadas 170 mil mudas de espécies nativas e não-nativas. O primeiro local a receber o plantio será o Taguaparque, neste sábado (14).Cerca de cinco mil pessoas devem participar da primeira etapa de plantio do programa neste fim de semana. Entre elas estão alunos da rede pública de Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires. Cada um dos participantes poderá, além de plantar uma árvore, adotá-la e batizá-la com seu nome.
No ano passado foram plantadas 190 mil mudas. Apesar de o número ser menor em 2009, 60% das mudas que serão plantadas agora têm entre 3m e 5m e, como estão mais desenvolvidas, terão mais chance de vingar. Cerca de 80% das mudas a serem plantadas são nativas do cerrado, entre elas estão ipês roxo e amarelo, além do jacarandá, aroeira, cedro e jequitibá. As espécies não nativas estão em condições de se adaptar ao novo clima.
A arborização em massa é uma forma de compensação ao desmatamento nas áreas onde ocorrem urbanização e obras de infraestrutura. Neste ano, 11 áreas do DF foram delimitadas para receber o programa de compensação ambiental.