Cidades

Palestras e exames são oferecidos à população no Dia Mundial de Combate ao Diabetes

postado em 14/11/2009 17:46
Aproximadamente mil pessoas passaram pelos quiosques montados no Parque da Cidade pela Secretaria de Saúde para o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, nesse sábado (14/11). A estimativa é da coordenadora do programa de Educação e Controle do Diabetes da secretaria, Hermelinda Pedrosa. Palestras sobre nutrição e monitoramento gratuito de glicemia foram oferecidos à população, que aproveitou o dia para caminhar e se informar sobre a doença metabólica, caracterizada pelo aumento de glicose (açúcar) no sangue. Só no Distrito Federal, o índice de diabéticos é de 125 mil, enquanto no país, o mal atinge 10 milhões de pessoas.

Maus hábitos alimentares e sedentarismo são alguns dos fatores responsáveis pelo diabetes tipo 2, o mais comum da doença, principalmentre em grupos acima dos 40 anos. "Sempre faço exames de três em três meses, mesmo não tendo casos de família", comentou Maria Elena Fonseca de Freitas, 63 anos, na fila para checar a taxa de glicose no sangue. Acompanhada pelo marido, Maria Elena disse que faz o controle periodicamente.

Dona Adélia Enides Verciani, 63 anos, descobriu há dez anos que era diabética. "Vi uma matéria na TV sobre os sintomas, fui ao médico e descobri a razão para estar urinando muito, tomando muita água, ter muita fome e ainda por cima emagrecer. Depois de diagnosticado, nunca mais tive problemas", conta. Mãe de três filhos e moradora de Brazlândia, Dona Adélia pretende levar os três filhos para que também façam exames preventivos. O cuidado evita a ocorrência do tipo 2, que representa 90% dos casos no mundo. Já o diabetes tipo 1, mais comum em crianças, adolescentes e jovens, está atrelado a fatores genéticos.

Diabetólogo e endocrinologista há três décadas, Bernardo Peniche, 63 anos, representa o DF na Sociedade Brasileira do Diabetes. O especialista alerta que os jovens também devem se cuidar quanto ao tipo 2. "Por isso o lema desse ano é educar para prevenir. Nada impede que no futuro os estudos genéticos encontrem uma cura para a doença, mas enquanto não vemos essa possibilidade, a ;cura; é: alimentação balanceada, prática de atividade física, exames periódicos e controle de peso", aconselha.

Sintomas (Diabetes tipo 1 e tipo 2)
>> Urinar com frequência;
>> Falta de energia;
>>Perda de peso;
>> Sede excessiva;
>>Fome aumentada;
>>Falta de concentração e interesse em atividades rotineiras;
>>Sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés;
>>Visão embaçada;
>>Infecções frequentes;
>>Feridas de difícil cicatrização;

Taxa de glicose no sangue:
>> A taxa normal, de jejum, deve estar abaixo de 100mg/dl. Caso a medida de glicose for, por duas vezes seguidas, acima de 126mg/dl, ou se for medida ao acaso e der acima de 200mg/dl, pode-se ter um caso de diabetes.

Mais informações: www.diabetes.org.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação