postado em 16/11/2009 08:49
Depois de três meses de campanha eleitoral, chegou o momento de definir quem ocupará a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). A eleição para escolher o novo comando da entidade será hoje, das 9h às 17h, em sete locais de votação (veja quadro). Quatro candidatos disputam o cargo: os advogados Esdras Dantas, Francisco Caputo, Ibaneis Rocha e Ulisses Borges. O eleito cumprirá mandato de três anos. [SAIBAMAIS]No fim de semana antes das eleições(1), que contarão com urnas eletrônicas, os concorrentes apostaram em estratégias diferentes para se preparar para as urnas. O candidato Borges optou pelo corpo a corpo e comandou duas carreatas pelas ruas de Brasília. Caputo mandou celebrar ontem uma missa na Igreja Dom Bosco, na 702 Norte. Já Dantas preferiu ficar fora de cena, concentrado em reuniões. Ele e os companheiros de chapa apenas foram apenas ao Ginásio Nilson Nelson ; o local terá a maior concentração de votantes. Rocha promoveu uma festa de encerramento de campanha no sábado. O candidato descansou ontem para gastar todas as energias hoje na hora de fazer boca de urna.
Nas eleições comuns (como para a escolha do presidente da República), é vedada a prática de boca de urna. No pleito da OAB-DF, porém, tem o aval do Conselho Federal dos Advogados. Por isso, o trabalho de convencimento do eleitorado deve ser intenso ao longo do dia. A apuração dos votos começará hoje.
Campanha
A campanha para eleger o sucessor da advogada Estefânia Viveiros, que comanda a OAB-DF há seis anos, foi marcada por altos investimentos. Jantares, festas e comemorações em bares fizeram parte do cardápio de alguns dos candidatos. Nessa estratégia, houve quem pagasse R$ 20 mil para ter acesso aos e-mails dos cerca de 22 mil advogados aptos a votar no DF. A direção da OAB-DF estabeleceu esse preço para entregar a lista. Francisco Caputo e Ibaneis Rocha pagaram. Esdras Dantas disse que não gastaria tamanha quantia. E Ulisses Borges conseguiu liminar na Justiça obrigando a entidade a lhe entregar o material sem cobranças.
1- Conselho Federal
Além do presidente da OAB-DF, os advogados vão eleger também uma das chapas com três representantes no Conselho Federal da classe. Todos os profissionais devem votar. A ausência não justificada acarreta multa equivalente a 20% do valor da anuidade, de acordo com o Estatuto da Advocacia. Apenas os advogados com mais de 70 anos têm o voto facultativo.