Cidades

Hotel das Américas foi reaberto em menos de 24 horas

postado em 16/11/2009 17:58
A interdição do Hotel das Américas, no Setor Hoteleiro Sul, durou menos de 24 horas. O Corpo de Bombeiros havia lacrado o prédio de 13 andares no sábado, depois de constatar falhas básicas de segurança. Vistorias apontaram perigo iminente e risco de explosão. O estabelecimento, no entanto, voltou a funcionar no início da tarde de ontem. A recepção do hotel informou que a gerência providenciou a instalação de luzes de emergência, a troca dos extintores vencidos e o conserto do sistema de hidrantes, antes obstruído. Uma notificação será entregue hoje ao hotel, com a lista dos mais de 40 itens de segurança desrespeitados.

Pelas exigências do Corpo de Bombeiros, o prédio deveria ficar interditado pelo menos até quarta-feira. No sábado, o capitão Tarcísio Vasconcelos informou que o hotel teria dois dias úteis para fazer as adaptações e só então poderia pedir autorização para romper o lacre. ;Na quarta-feira, o hotel poderá dar entrada com a solicitação. Daí, viremos com nossos vistoriadores e, havendo o cumprimento das exigências, realizaremos a desinterdição do edifício;, disse o capitão Tarcísio Vasconcelos. A vistoria, porém, de acordo com informações da recepção do hotel, foi realizada no início da tarde de ontem. A reportagem não conseguiu contato com nenhum representante do Corpo de Bombeiros para confirmar a liberação do edifício.

Poucas vistorias

Hóspedes do Hotel das Américas viveram momentos de pânico na noite da última sexta-feira. Após uma pane elétrica, o estabelecimento não apresentou condições de segurança para clientes e funcionários e precisou ser evacuado. A falta de luz provocou princípio de infarto em um senhor que teve de ser levado às pressas ao hospital. Parte dos 93 hóspedes fez o check-out ainda na madrugada. Outros foram enviados para hotéis vizinhos. Um comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que estava hospedado no hotel foi quem verificou as falhas e acionou a corporação do DF.

Nem o gerente nem o advogado do hotel foram localizados ontem pelo Correio. No sábado, o advogado Gerson Oliveira reconheceu as falhas, mas destacou: ;Posso dizer que não somos os únicos: 90% dos hotéis em Brasília têm problemas;. O sargento José Ednovaldo, da Diretoria de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros, disse que, de fato, a chance é alta de encontrar outros hotéis da cidade com problemas parecidos. Ele informou que a corporação realiza diversas campanhas para divulgar medidas de segurança em edifícios, mas reconheceu que não falta pessoal para as vistorias.

Um recepcionista do Hotel das Américas afirmou que, a partir de hoje, os 156 apartamentos estarão ocupados. O prédio, em frente à W3 Sul, foi construído em 1975. ;Quem instalou o sistema de segurança do edifício não conhecia a legislação de segurança;, observou o sargento Ednovaldo, na tarde da interdição. O advogado do Hotel das Américas disse aos bombeiros, na ocasião, que as falhas no edifício ganharam uma repercussão desnecessária.

Denuncie


Quem identificar alguma falha de segurança em edifícios, como ausência de luzes de emergência e extintores vencidos, pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou pela ouvidoria, no telefone 3901-5952.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação