Cidades

Francisco Caputo é o novo presidente da OAB-DF

postado em 16/11/2009 19:25

O novo presidente da seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) é o advogado Francisco Caputo, da chapa Questão de Ordem. A votação se estendeu das 9h às 17h desta segunda-feira (16/11) e foi tranquila em todo o DF. Foram utilizadas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. O vice presidente da chapa eleita é Emens Pereira.

Caputo acumulou 4.783 votos, contra 4.383 de Ibaneis Rocha, candidato da situação. Em terceiro lugar ficou Esdras Dantas, com 2.725 votos. Em quarto aparece Ulisses Borges de Resende, com 2054 votos. Foram computados ainda 382 votos em branco e 300 nulos. No total, 14.627 advogados votaram.

As eleições foram realizadas no Ginásio Nilson Nelson, no Eixo Monumental, e nas subseções da entidade.

"Advogado militante"

Da oposição, Francisco Caputo foi o primeiro a se apresentar oficialmente à corrida pela presidência da OAB-DF. O lançamento da candidatura, na noite de 24 de junho, reuniu em jantar mais mil advogados. Caputo conseguiu aliar-se ao advogado Emens Pereira, que foi o segundo colocado na eleição anterior, com 40% dos votos.

Em sua campanha, Caputo organizou mobilizações focadas nas reivindicações dos advogados, como um abaixo-assinado com propostas para resolver a dificuldade de estacionamento nos fóruns. ;Minha candidatura é o retorno do advogado militante à OAB. Representa a renovação de práticas na entidade, principalmente pela defesa intransigente das prerrogativas dos advogados;, destacou.

Perfil

Francisco Queiroz Caputo Neto, 39 anos

Mineiro de Juiz de Fora, mora em Brasília desde 1973. Formado em direito pela UniDF, é pós-graduado em direito e processo do trabalho. Em 2008, foi incluído pelo Tribunal de Justiça em lista tríplice para integrar a Corte Eleitoral do DF. Filho do juiz Maurício de Campos Bastos, é irmão do ministro do TST Guilherme Caputo e do ex-ministro do TSE Carlos Eduardo Caputo Bastos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação