postado em 17/11/2009 15:38
A criação de uma agência de vigilância sanitária, como uma instituição de estado, foi debatida nesta terça-feira (17/11), em audiência pública. A primeira audiência para tratar do tema foi realizada há cerca de dois meses, quando se decidiu pela produção de um documento justificando a criação do órgão e o formato que o mesmo deveria ter.O presidente da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária, André Godoy Ramos, lembrou que as inspetorias de saúde realizam trabalho cartorial, tipo "tapa-buracos", e que sua transformação em postos de atendimento, de acordo com o modelo proposto, garantiria repercussão imediata na qualidade de produtos e serviços ofertados à população.
O diretor de relações intersindicais do Sindireta, Márcio Paiva, e representando a categoria, disse que o trabalho agora é de convencimento do governo, no sentido de demonstrar a necessidade de organizar-se adequadamente o setor para oferecer um bom atendimento à população.
Paiva lembrou que as discussões sobre o assunto começaram em 2002, quando tiveram início os debates sobre a estruturação de carreiras de estado no Congresso Nacional. Segundo explicou, não cabe à Câmara Legislativa propor a criação da agência, mas que a Casa fará sua parte encaminhando ao Executivo um projeto de indicação sugerindo o encaminhamento de proposição com tal finalidade.