O Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal realizaram, na manhã desta quarta-feira (18/11), uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti. A principal reivindicação da categoria é que o salário dos cirurgiões-dentistas servidores em hospitais públicos seja igualado ao dos médicos da fundação. Caso não haja acordo, a categoria ameaça entrar em greve.
De acordo com a presidente do sindicato, Patrícia Moraes, médicos e cirurgiões-dentistas da Secretaria de Saúde do DF tinham o mesmo salário até 2004. "Os médicos ganham em média 35% a mais que nós. O governo apresentou uma proposta para eles e outra para nós. Até 2011 a diferença salarial deve estar em torno de 70%".
A categoria negocia com o Governo do DF há mais de dois anos, segundo Moraes. A presidente do sindicato diz que, caso não haja um consenso, os cirurgiões-dentistas da rede pública pretendem entrar em greve. "Somos apenas 340 servidores. Não haveria um impacto tão forte na folha de pagamento do governo em reajustar os nossos salários. Também atendemos em pronto socorros e em centro cirúrgicos como os médicos. Merecemos o mesmo salário deles".
Na próxima segunda-feira (23/11) será realizada uma assembleia com a categoria. Caso o GDF não apresente nenhuma proposta de acordo com a reivindicação dos cirurgiões-dentistas, será votado o indicativo de greve.