Cidades

Consumo de sacolas plásticas em Brasília cai 9% no mês de outubro

postado em 20/11/2009 14:27
O consumidor brasiliense está mais consciente. Segundo dados do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, redes de supermecados que atuam na capital federal registraram uma queda de 9% no consumo desses sacos no mês de outubro.

Lançado há um mês na cidade, o programa tem como objetivo de promover a qualidade das sacolas plásticas, incentivar seu uso responsável, a reutilização e o descarte correto. As dez lojas que aderiram a ele passaram a fornecer sacolinhas produzidas de acordo com os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ou seja, são mais resistentes, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief).

Gerentes, supervisores, promotores, empacotadores e operadores de caixa desses supermercados foram treinados para informar o cliente, que não precisa mais colocar uma sacolinha dentro da outra para suportar o peso. Eles também orientam para não usá-las apenas com a metade do espaço ocupado, na hora carregar as compras.

Uma pesquisa Ibope realizada com mulheres brasileiras das classes B, C e D, responsáveis pelas compras de seus domicílios, revela que 100% delas reutilizam as sacolas plásticas após as compras; 73% as utilizam para acondicionar o lixo doméstico; 69% consideram as sacolinhas como a embalagem ideal para carregar suas compras; e 75% dizem que é função do varejo seu fornecimento.

Substituição
Aqui no DF, no entanto, esse hábito terá de sofrer alterações em menos de um ano. Uma lei distrital, publicada no diário oficial em outubro do ano passado, determina a substituição dos sacos plásticos em até três anos, por embalagens biodegradáveis, sacolas de tecido ou recicladas, as chamadas ecobags. O uso do material mais resistente estimulado pelo programa é muito pouco.

Todos os meses são recolhidas cerca de 100 toneladas de sacos plásticos no lixão de Brasília, segundo o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU). A maior parte, utilizada na embalagem de compras feitas em supermercados. Cientistas afirmam que, na natureza, cada saco desses precisa de cerca de 400 anos para se decompor.

Preocupado com esse cenário, o ministério do Meio Ambiente instituiu 15 de outubro como o Dia do Consumo Consciente. A idéia é passar um dia sem a utilização de sacos plásticos. Basta saber se, nos próximos anos, a data vai emplacar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação