Para sugar o sangue dos seres humanos, os vampiros se valem de uma série de artimanhas. Talvez a mais eficiente delas seja o olhar sedutor e hipnótico, praticamente irresistível para as vítimas. O fato é que esse bebedores de sangue exercem uma grande fascinação nas pessoas. Que o digam os fãs da série Crepúsculo, a saga de vampiros mais popular do atualidade. Em cartaz na cidade desde ontem, Lua nova, o segundo longa-metragem da franquia, lotou diversas sessões durante a sexta-feira.
Quem ainda não tinha visto aguardava nas filas dos cinemas com altas expectativas. Caso das amigas Carolina de Castro e Michelle Peres, ambas de 16 anos e maquiadas com batom vermelho imitando sangue escorrendo pelos cantos da boca. ;Pelo trailer, vi que algumas das melhores cenas do livro estão também no filme. Acho que vai ser o máximo!”, apostava Carol. Michelle acrescentou: ;O primeiro filme foi um pouco diferente do primeiro livro. Acredito que nesse quesito, Lua nova será melhor, pois é um outro diretor o responsável pela adaptação;. Além da história, Carolina ressaltou outro detalhe que chama a atenção das fãs: ;Os galãs do elenco são um atrativo à parte;.
A pedagoga Janice Uhmann, 37 anos, levou a filha Roberta, 10, e quatro amigos de colégio, da mesma idade da menina, para assistir ao filme. Roberta e Mariana Sá são leitoras da saga e reclamaram de alguns detalhes que não chegaram à tela. Ainda assim, aprovaram o que viram. Os meninos também curtiram. ;Gosto de ver ação e o filme tem muitas cenas de luta;, disse Henrique Baretto. Empolgadas com a ida ao cinema, as meninas prepararam uma cartolina com fotos dos protagonistas, a mocinha Bella Swan e o vampiro Edward Cullen. Mas coube a Breno Rosa levantar a placa. ;A ideia do cartaz foi delas, mas só eu tive coragem para carregá-lo;.
Críticos
Se os fãs tinham motivos para comemorar, os detratores não poupavam argumentos para criticar o filme. Bruno Arsky, 16, foi ao cinema com um grupo de amigos e a turma optou por Lua nova por curiosidade. ;O romance entre os protagonistas é muito clichê. Mesmo com um toque grotesco, é só uma história de amor melosa, aquele romantismo da segunda geração do gênero literário, o chamado mal do século;, detalha.
Juliana Jardim, 21 anos, prestigiou a pré-estreia do filme à meia-noite de quinta-feira. A jovem também não se impressionou tanto: ;Lua nova é ótimo para fãs e aqueles que gostam de filmes água com açúcar ou de amores impossíveis. No geral, o filme é melhor que o primeiro, mas o ator Robert Pattinson não consegue convencer no papel do vampiro Edward;. Dirigido por Chris Weitz, Lua nova está em cartaz em nada menos que 32 salas da cidade.
EU FUI...
"O filme mostra uma história muito bonita. Apesar de não ser real, esse amor é muito humano e eu gostei muito desse contraste. Lua nova é muito melhor que o anterior, principalmente por conta da maquiagem e dos efeitos especiais. Além disso, consegue ser bastante fiel ao livro."
Camilla Amaro, 15 anos, estudante do 1; ano do ensino médio