postado em 21/11/2009 15:11
Pela primeira vez, menores que terminaram o ensino médio no Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (Ciago) vão tentar se tornar alunos de um curso superior. Amanhã pela manhã, 17 internos farão o vestibular da Universidade Católica de Brasília (UCB). Quem for aprovado poderá ganhar uma bolsa de estudos num convênio futuro entre a instituição e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.
Nesse caso, eles iriam diariamente para a universidade, acompanhados de seguranças, até acabar o período de internação. Tendo em vista seu bom comportamento, também existe a possibilidade de a Defensoria Pública pedir à Justiça a progressão da medida. O interno passaria à semiliberdade, ficando alguns dias em casa e outros no Ciago. O próximo passo seria a liberdade assistida, em que ele volta a morar com a família, mas tem a vida supervisionada por assistentes sociais.
Tirando a isenção da taxa, a inscrição no vestibular não teve qualquer procedimento especial. O curso preferido foi o de Ciências da Computação, com sete inscritos. Os demais escolhidos foram: Direito (quatro), Educação Física (quatro) e Administração (dois). Amanhã, os internos serão levados ao campus da Católica por seguranças e o diretor da instituição em carros particulares. Para evitar a rejeição dos demais candidatos, todos farão a prova numa sala separada, perto da direção da universidade.
O Ciago é um dos quatro centros públicos de internação no Distrito Federal para crianças e adolescentes condenadas na Justiça a cumprir medidas socioeducativas. Ele é considerado uma espécie de porta de saída do sistema e recebe os internos de melhor comportamento. O resultado do vestibular deve ser conhecido no dia 1° de dezembro.