Cidades

Audiência pública discute situação dos estacionamentos nas quadras comerciais de Brasília

postado em 24/11/2009 15:00

Na manhã desta terça-feira (24/11), em audiência pública, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Secretaria de Ordem Pública, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e associações comerciais, além de moradores, discutiram a polêmica situação dos estacionamentos nas quadras comerciais de Brasília.

Entre as propostas apresentadas, está a utilização de espaços ociosos nas Asas Sul e Norte, como o Autódromo Internacional Nelson Piquet, Parque da Cidade e Universidade de Brasília. Os motoristas estacionariam os automóveis nesses locais e haveria um transporte coletivo para as quadras comerciais.

A ideia é do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Brasília (Sindhobar). De acordo com o presidente do sindicato, Clayton Machado, é a proposta que atenderá mais rapidamente à demanda. ;Qualquer outra proposta leva tempo, precisa de aprovação, projeto de lei. Essa, não. As outras são viáveis, mas essa seria a mais rápida;, defende.

Durante a audiência, outras medidas foram novamente defendidas, como a construção de garagens subterrâneas. No entanto, o Sindhobar argumenta que é preciso uma solução rápida. Para Clayton Machado, o estacionamento em lugares vagos na cidade traria mais benefícios.

;O que as pessoas pagam para flanelinhas e gastam em multas por estacionar em locais indevidos é muito maior do que seria uma passagem desse transporte para as quadras;, diz. ;Não existe custo e o transporte traria mais recursos para o governo ou para empresas que se interessassem em realizar o serviço;.

Machado ainda defende que o Governo do Distrito Federal invista em segurança para que os motoristas confiem em deixar seus veículos nos locais propostos. ;Hoje isso não acontece porque, se a pessoa deixa o carro no parque de manhã, tem medo dele não estar lá à tarde. O governo tem que fazer sua parte;.

[SAIBAMAIS]Propostas

De acordo com o deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSL), as propostas apresentadas na audiência desta manhã serão apresentadas ainda nesta semana ao Poder Executivo. ;São medidas que exigem urgência, ainda mais nesta época do ano;.

Segundo ele, a sugestão do Sindhobar seria a mais viável a curto prazo, mas que as outras, como construção de garagens subterrâneas e construção de outros estacionamentos, serão transformadas em projetos para uma solução a longo prazo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação