postado em 24/11/2009 16:50
Os servidores de assistência social do Distrito Federal que integram o Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (Ciap), em greve desde a quarta-feira (18/11), causaram transtornos na tarde desta terça-feira (24/11) após se reunirem para uma manifestação na Câmara Legislativa. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), os manifestantes deixaram o Ciap com menos de 30% do número mínimo de funcionários necessários para funcionar, o que é ilegal.
A Sejus teve que deslocar 20 funcionários do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) para cobrir a demanda. Ao perceber a manifestação, um dos internos colocou fogo em uma esponja de banho, o que provocou uma grande fumaça no local. O interno foi logo recolhido e o instrumento utilizado para ação apreendido.
Greve
Os funcionários reivindicam reajuste de 103% e o plano de cargos e salários. Na última reunião com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria de Desenvolvimento Social fizeram uma proposta de reajuste de 30%, que não foi aceito. Enquanto isso, apenas os serviços básicos são mantidos no DF.