Cidades

Brasília é uma das capitais em alerta contra a dengue

postado em 24/11/2009 16:58

Brasília está em alerta contra a dengue. De acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (24/11) pelo Ministério da Saúde, 1,7% dos imóveis pesquisados na capital federal apresentam larvas do mosquito. O índice acima de 1% indica alerta contra a doença e, superior a 4%, risco de surto de dengue.

Apesar dos números exigirem atenção, o total de casos da doença registrados no DF - incluindo as suspeitas não confirmadas - caiu de 3.023 para 1.338. Em todo país, também houve queda proporcional no número de casos graves (79,2%) e de mortes causadas pela doença (63,2%).Os dados foram contabilizados por meio do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2009, realizado entre outubro e novembro, em 163 cidades de todas as regiões do país.
Outras 102 cidades no Brasil estão em situação de alerta, contra 71 no ano passado.

No país, desde 2008, passou de 5 para 10 o número de cidades em situação de risco de surto da doença. O número de municípios com índices satisfatórios, inferior a 1%, caiu de 83 para 42.


Na região Centro-Oeste, dos 16 municípios que participaram do levantamento, oito estão em alerta e seis em condições satisfatórias. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destaca que os dados indicam a necessidade de reforço no controle da dengue. ;Às vezes, os bons resultados de um ano fazem com que as ações não sejam tão intensas no ano seguinte. Precisamos reforçar as medidas de prevenção e assistência à saúde para que a queda nas notificações se repita em 2010;.


Estrutural é o maior risco
O período chuvoso, característico do fim do ano, é sinal de alerta para as equipes que combatem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor do vírus da dengue. A água depositada em pneus, vasos e outros recipientes que a mantenham limpa se torna berçário para o inseto.


Este ano, o maior número de casos da doença no DF foi registrado em Planaltina, com 122 ocorrências. A cidade é seguida pela Estrutural e Sobradinho, com 22 e 21 registros, respectivamente.


No entanto, o local onde há o maior perigo de se contrair dengue é a Estrutural. O risco é calculado levando-se em consideração uma equação que avalia o número de moradores e de casos. Os dados, da Secretaria de Saúde do DF, contabilizam apenas os casos confirmados da doença, diferente dos divulgados pelo ministério.
Ao todo, sete unidades do Núcleo de Controle de Invertebrados Transmissores de Doenças no DF são responsáveis por combater o mosquito nas 28 regiões administrativas do DF, por meio da conscientização e do extermínio das larvas com veneno.


Para que a prevenção seja efetiva, o gerente de Controle de Vetores do DF, Rodrigo Mena, pede que as pessoas recebam bem os agentes. ;O trabalho mais importante é o de ensinar as pessoas a evitar a reprodução do mosquito. Por mais que matemos, há muitos lugares a que não chegamos;, afirma ele.

Como se prevenir?


  • O mosquito coloca seus ovos na água parada e limpa.Por isso, siga estas recomendações:

  • Não deixe água acumulada em vasos de plantas e xaxins.

  • Coloque areia grossa nesses recipientes.

  • Não abandone pneus velhos. Eles são o ;berçário; predileto do mosquito.

  • Guarde em local protegido ou fure.

  • Não deixe destampadas caixas d;água, poços, latões e filtros.

  • Troque diariamente a água de bebedouros de animais.

  • Jogue fora materiais que acumulem água, como copos e latas.

    Proteja-se


  • Quem achar que sua vizinhança precisa de uma visita do Núcleo de Controle de Invertebrados Transmissores de Doenças no DF, pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 3344-7404.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação