No início da manhã desta quarta-feira (25/11), quando diversos brasilienses faziam seus habituais exercícios no Parque Sarah Kubitschek, mais conhecido como Parque da Cidade, pelo menos oito pessoas tiveram seus carros arrombados. Foram levados aparelhos de som, mochilas e outros objetos do interior dos veículos.
O arrastão ocorreu por volta das 7h. De acordo com pessoas que caminhavam pelo Parque, cerca de dez carros foram abertos. No entanto, a assessoria de comunicação da Administração de Brasília, que gerencia o Parque, afirma que houve arrombamento de somente três veículos.
A professora Virgínia Mendes, de 41 anos, foi uma das vítimas. O seu carro, um Fiat Strada, estava estacionado próximo à Administração do parque desde as 6h. Quando chegou da corrida, por volta das 7h30, viu que a porta do veículo havia sido furada perto da maçaneta.
Segundo ela, havia outros dois carros parados no mesmo local. "Cheguei da corrida e levei um susto quando vi que minhas coisas não estavam dentro do carro", diz. Foram levados um aparelho celular, um iPod e a bolsa com outros objetos e documentos pessoais. "É sempre uma desculpa diferente. Acontece muito isso no parque e é triste. Para que existe estacionamento se a gente não pode usar?", indigna-se.
Administração
A responsável pela segurança do Parque da Cidade é a empresa Brasília Segurança. O administrador do parque, Rivaldo Paiva, garantiu que o enfoque da empresa privada é a segurança patrimonial, já que há no parque um posto da Polícia Militar.
O administrador afirmou não saber sobre os carros arrombados nesta manhã. Segundo ele, houve um caso ontem (24/11), também por volta das 7h.
Segundo Paiva, a incidência de assaltos aumenta nesta época do ano. ;Estamos colocando reforços para rondarem o parque desde cedo, quando as pessoas fazem caminhada e há muito movimento. Mas é só um reforço à segurança da Polícia Militar;. O posto policial fica no estacionamento 12, próximo ao parque Ana Lídia.
Com informações de Mara Puljiz.