Cidades

Nordeste é principal destino dos brasilienses nas férias

Pesquisa do Ministério do Turismo revela que a maioria dos brasilienses tem a região como principal destino nas férias com a família. Brasília está entre os locais menos interessantes

Mariana Flores
postado em 27/11/2009 08:00

Pesquisa do Ministério do Turismo revela que a maioria dos brasilienses tem a região como principal destino nas férias com a família. Brasília está entre os locais menos interessantes

Os brasilienses viajam, em média, duas vezes por ano para fazer turismo. Mais do que qualquer outro brasileiro, os moradores do Distrito Federal preferem viajar em períodos mais longos: 83,6% durante as férias, e não nos feriados ou nos fins de semana normais. Mais da metade das pessoas passeia com a família e o Nordeste é o destino preferido. A maioria dos brasilienses dispensa a ajuda de agências de viagem e deixa o pagamento para a última hora.

Mariana de Resende viajou para o Nordeste, mas reclama do alto custo do turismo internoOs números constam na pesquisa Hábitos de consumo do turismo brasileiro 2009(1), encomendada pelo Ministério do Turismo ao Instituto Vox Populi e divulgada este mês. O diagnóstico mostra ainda que é ínfimo o volume de brasileiros que visitam a capital federal a turismo. Apenas 1,3% dos entrevistados dizem ter incluído Brasília em seu último roteiro e 0,5% tem interesse em incluir a capital do país como próximo destino.

A última viagem da dentista Mariana de Resende, 30 anos, feita no início deste mês, foi decidida com menos de 60 dias de antecedência. Pesquisando os preços de passagens, Mariana encontrou tarifas baratas para Maceió e comprou para aproveitar as férias de uma semana ao lado do marido. ;Fico de olho nas promoções, porque fica muito caro viajar dentro do Brasil, principalmente para o Nordeste. Dessa vez, eu até pensei em ir para o Caribe, só não fui porque o clima lá não estava bom, senão teria ido, porque ficaria mais barato do que ir para o Nordeste;, afirma. Assim como ela, 45,9% dos brasilienses têm a região como o destino mais recente (veja quadro).

Além de Mariana, muitos brasilienses reclamam dos preços elevados cobrados para viajar dentro do país. ;Acho que viajar dentro do Brasil em alta temporada fica muito caro. Por isso, acabo preferindo ir para o exterior. Você paga um pouco mais e tem a oportunidade de conhecer outro país;, afirma a servidora Patrícia Saad, de 28 anos. A última viagem de Patrícia foi para Paris, em sua lua de mel. No ano passado, foi para Buenos Aires. A exceção que abre são as viagens para o Rio de Janeiro, onde sua família tem apartamento. ;Vou muito para o Rio porque não gasto muito. Gasto só com a passagem;, conta. Os estados da Região

Sudeste aparecem em segundo lugar no ranking dos destinos mais procurados, com 22,7% da preferência dos moradores do DF.

Com a queda do dólar, as atrações brasileiras passaram a enfrentar a concorrência dos destinos internacionais. E em muitos casos, estão perdendo a disputa. ;A demanda pelo mercado externo está crescendo muito por causa da queda do dólar. Temos excursões para outros países para outubro do ano que vem que já estão totalmente vendidas;, conta o presidente do Sindicato das Agências de Viagem do Distrito Federal, Raimundo Fontenele. ;O Nordeste na alta temporada fica quase inviável para os brasileiros, o ideal é comprar com antecedência.; Uma viagem pode ficar até 30% mais barata se for planejada e paga meses antes da data, aconselha Fontenele.

Desconto
Apesar da recomendação de Fontenele, os brasilienses deixam para a última hora. Eles planejam a viagem, em média, com 100 dias de antecedência, mas só pagam a menos de dois meses da viagem. A pesquisa revela que de cada 100 turistas moradores do DF, 48 nem sequer levam um mês para programar e pagar uma viagem.

Para Fontenele, isso é um erro de quem quer garantir preços baixos. Quem planeja viajar nas férias escolares de janeiro de 2010 deve correr contra o tempo para garantir um bom preço. Segundo ele, as passagens aéreas para os destinos mais procurados já estão, em média, 40% mais caras do que na baixa temporada.

As férias são o período mais demandado pelos brasilienses: 83,6% viajam durante as férias do trabalho ou da escola, 45,9% nos feriados e recessos, e 16,4% nos fins de semana normais. A maioria das pessoas (76,2%) dispensa a ajuda das agências de viagem. A pesquisa mostra que 70,7% das pessoas viajam com o cônjuge ou outros parentes. A companhia de amigos é preferida por 14,3% e 10,9% vão sozinhas. Os grupos, como os de excursões, são a opção para 4,1% .

Fora do roteiro
O DF é um bom emissor de turistas, mas ainda não conseguiu crescer muito como receptor. O número de pessoas que visitaram Brasília em sua última viagem correspondeu a 1,3% do total, segundo o levantamento. A capital federal fica em 18; lugar no ranking de unidades da Federação mais procuradas. Mesmo sendo pequeno o volume, houve uma melhora. Na pesquisa anterior do ministério, feita em 2007, o DF não conseguia receber nem sequer 0,1% dos turistas. Mas o cenário futuro não é muito animador.


Questionados sobre a possibilidade de Brasília estar incluída no próximo roteiro, só 0,5% dos brasileiros entrevistados confirmou ter interesse em visitar a capital federal. Apenas três estados despertam menos interesse do que Brasília: Tocantins (0,4%), Rondônia (0,1%) e Roraima (0,1%). Os locais que mais estimulam a curiosidade na população são: Bahia ; 21,4% dizem que querem ir para o estado na próxima viagem ;, Pernambuco ; 11,9% ; e Rio de Janeiro ; 11,3%.


Diagnóstico
O levantamento foi realizado pelo Instituto Vox Populi a pedido do Ministério do Turismo, entre junho e julho deste ano. O objetivo do governo é conhecer dados a respeito do consumo dos turistas brasileiros quando fazem viagens domésticas. Foram ouvidos 2.514 brasileiros com mais de 18 anos de idade, das classes A, B, C e D, em 11 estados e no Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação