Cidades

Obra da Torre Digital segue a todo vapor

Operários trabalham dia e noite para deixá-la pronta em 21 de abril de 2010

postado em 27/11/2009 07:32
Edificação já atingiu 46m dos 120m previstos. Do alto, visitantes terão uma vista de várias cidades do DFPouco mais de cinco meses depois do início das obras da nova Torre (1)de Televisão Digital de Brasília, a estrutura projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer começa a tomar forma. A edificação atingiu 46m de altura e cresce em ritmo acelerado. Uma técnica de construção chamada plataforma deslizante permite que a torre aumente no sentido vertical até 3m diariamente. Para isso, 270 operários trabalham durante o dia e outros 60 à noite.

A torre terá 120m de altura em concreto, o que corresponde a um prédio de 40 andares, e outros 60m de estrutura metálica da antena. Haverá duas cúpulas de vidro, uma em cada lateral. Na mais alta, a 80m do chão, haverá um restaurante com vista panorâmica. A outra, a 60m, será uma galeria para exposições. A fundação do edifício está a 13,4 metros de profundidade com 240 estacas e 2 mil metros cúbicos de concreto.

Monumento localizado no Grande Colorado é projeto de NiemeyerUm espelho d;água e uma rampa de acesso em curva serão instalados à frente do prédio. Ao redor do monumento, haverá um complexo de lazer com seis lojas para atender as necessidades dos visitantes. Três elevadores e uma escada levarão os frequentadores para a superfície. O estacionamento conta com 800 vagas. O prazo para a conclusão da torre é até 21 de abril de 2010, data do cinquentenário de Brasília. À época da fundação da nova capital, uma obra como essa levaria cinco anos para ficar pronta. Atualmente, é possível terminá-la em 10 meses, de acordo com o engenheiro responsável pela construção do monumento, Bruno Zauli.

Paisagem
A ampla paisagem que será contemplada de um mirante feito a 110m do solo começa a aparecer no horizonte. ;O local para observação será fechado. É uma questão de segurança;, explica Zauli. Os visitantes poderão ver todo o Plano Piloto, Sobradinho e Taguatinga. Segundo o engenheiro, a torre está a 330m acima do nível do Lago Paranoá.

A construção das estruturas das cúpulas de vidro deve começar na primeira semana do próximo mês. O espaço para exposições tem previsão de ficar pronto primeiro, em março. A obra do restaurante, na outra parte exterior e convexa, termina logo em seguida, em abril, pouco antes da inauguração definitiva. São necessários 11 mil metros cúbicos de concreto e 1 mil toneladas de aço para erguer um monumento como esse. Além do investimento de R$ 64 milhões em dinheiro público, dos quais R$ 18 milhões já foram usados até agora.

O plano do governo é que o montante seja devolvido ao longo dos anos com o pagamento de uma taxa pelo uso do espaço pelas emissoras de tevê. Nem mesmo as fortes chuvas atrasaram o andamento da obra. ;É uma responsabilidade e um desafio muito grande construir um projeto de Niemeyer. Procuramos adiantar as fundações do entorno do complexo para que tudo saia como planejado;, diz Zauli.


Localização
A torre fica na região do Grande Colorado, perto de Sobradinho. Localizado no ponto mais alto do Distrito Federal, esse terreno foi escolhido com ajuda da Agência Nacional de Telecomunicações. O sinal digital será transmitido dali para todo o DF. Espera-se que 12 emissoras de televisão instalem seus equipamentos.


VISITAS
Estudantes de arquitetura e outros interessados em conhecer o canteiro de obras podem agendar visita com a Secretaria de Cultura. Informações: 3325-6161, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação