Jornal Correio Braziliense

Cidades

Maratona de dança na 415 Sul recolheu donativos

Uma maratona de dança na avenida W3 Sul reuniu mais de 100 pessoas para aprender salsa(1), zouk, balé, sapateado e outros ritmos. Promovido pelo Instituto de Dança Juliana Castro, na 508 Sul, o evento teve caráter filantrópico: para participar, cada aluno doou 2kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues a comunidades carentes. Foram cinco horas dedicadas a coreografias de estilos variados, incluindo forró, street dance e jazz.

Há quatro anos, os bailes beneficentes coroam o encerramento de cada semestre letivo da escola. Em edições anteriores, a organização conseguiu arrecadar até 300kg de mantimentos. Este ano, as doações serão entregues à organização não governamental Servir, que dá suporte a diversos abrigos do Distrito Federal. A ONG encaminhará o material a instituições de caridade.

Além de ajudar o próximo, o intensivo divulga a dança. ;O evento é uma oportunidade para as pessoas conhecerem o trabalho. Elas têm um leque de opções para escolher. Quem sabe a gente não consegue difundir essa arte?;, propõe a diretora artística do instituto, Juliana Castro, 37 anos. Para ela, a atividade faz bem ao corpo e à alma. ;Você se movimenta, se relaciona com as pessoas, se solta. Não existe isso de não ter jeito para dançar;, defende.

Primeiros passos
A estudante Maria Aparecida Ferreira, 28, convenceu o namorado, o bancário Marcus Vinícius Carvalho, 28, a arriscar os primeiros passos. Fã de ritmos agitados, a moça escolheu frequentar as aulas de salsa. ;O começo é difícil para todo mundo, mas depois que você entra no ritmo é mais fácil. No primeiro dia, você já consegue aprender alguns truques;, comenta o bancário.

Rodopiar no salão fez parte da infância de Natali Alves, 47 anos. As aulas de balé despertaram a paixão da médica pelas coreografias, mas ela acabou deixando as sapatilhas de lado. Anos depois, resolveu fazer mais uma tentativa. Há cerca de dois meses, começou a praticar dança de salão, mas uma dor no joelho a impediu de continuar. Na tarde de ontem, Natali conheceu o sapateado. ;Além de exercitar o corpo, é uma atividade lúdica e diminui o estresse. Você tem que se concentrar para dançar;, diz. Não foi fácil seguir os movimentos da professora, mas a médica não desanimou. ;Dançar sempre foi um desafio porque eu não tenho ritmo algum. Pratico para superar isso;, afirma.

1 - Ritmo caribenho
A salsa tem origem no son de Cuba, um ritmo do século 18 com influência hispânica, francesa e africana. O son se misturou ao merengue, à cumbia, ao jazz e a tendências musicais do Caribe. Nos anos 70, o termo ;salsa; se consolida e vários músicos aderem ao estilo. A salsa é dançada em pares. No passo básico, o homem aproxima a perna direita da mulher e, juntos, os dois dão passos para frente e para trás. O ritmo se difundiu e surgiram variações. Na década de 80, por exemplo, a balada salsa tinha letras românticas e sensuais.

Confira
O Instituto de Dança Juliana Castro termina o ano com a apresentação do espetáculo Geometria brasileira. Todos os alunos farão parte do show, marcado para 16 de dezembro. O evento será na sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia). As entradas estão sendo vendidas no próprio instituto, na 508 Sul.