Foi oficializado nesta segunda-feira (1/12), o afastamento sem remuneração do chefe de gabinete da Governadoria do Distrito Federal Fábio Simão, do chefe da Casa Civil José Geraldo Maciel, do assessor de imprensa da Governadoria Omezio Ribeiro Pontes, e do secretário de Educação José Luiz Valente. As exonerações foram divulgadas no Diário Oficial do DF, seção II, de hoje. No entanto, as exonerações contam a partir da última sexta-feira (27/11).
O decreto foi divulgado somente hoje, devido ao feriado do Dia do Evangélico comemorado em 30 de novembro (segunda-feira). A operação Caixa de Pandora foi deflagrada na última sexta-feira pela Polícia Federal para investigar a suposta distribuição de recursos ilegais à base aliada do Governo do Distrito Federal.
Exoneração dificultada
Durval Barbosa deverá apresentar hoje uma licença médica para se afastar sem prejuízo da função de secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal. O atestado foi assinado por um médico na última quinta-feira, um dia antes do início da Operação Caixa de Pandora, quando a Polícia Federal (PF) cumpriu 29 mandados de busca e apreensão nas casas e nos escritórios de várias autoridades públicas. De acordo com uma pessoa que tem mantido contato com Durval, ele acredita que, com o atestado médico de 15 dias, a exoneração do cargo no primeiro escalão do governo só poderá ocorrer quando vencer a licença. [SAIBAMAIS]