Em pouco mais de três meses de funcionamento, o Disque-Idoso, canal de denúncias de maus tratos contra idosos, já recebeu 250 registros. As cidades campeãs são Ceilândia, com 29% das ligações, seguida por Plano Piloto, com 29%, e Taguatinga, 17%. De acordo com dados do Conselho dos Direitos do Idoso, vinculado à Secretaria de Justiça do DF (Sejus), atualmente há no DF cerca de 177 mil idosos.
O serviço de denúncia, inaugurado em 25 de agosto deste ano, é responsabilidade do Centro de Valorização do Idoso (CVI), também vinculado à Sejus. Pelo número 0800 644 1401, qualquer pessoa pode fazer denúncias de maus tratos aos idosos, sejam eles físicos, sociais, psicológicos ou financeiros. O serviço funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A identidade do denunciante é preservada, caso se sinta mais confortável.
Denúncias
A maioria das denúncias, 70%, é relativa aos maus tratos e agressões. Dentre outras reclamações, 10% são sobre o descaso no transporte público e 5%, decadência na área de saúde. Segundo o CVI, em 80% dos casos as agressões são cometidas por mulheres.
As denúncias recebidas são comunicadas à polícia imediatamente, sobretudo se estiver ocorrendo no momento da ligação. A família é interrogada e há acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. Ainda de acordo com o CVI, cerca de 60% dos casos são solucionados de imediato.
Os maiores denunciantes ainda são os vizinhos das vítimas e é raro que um idoso faça a denúncia por si mesmo. Alguns deles, sentindo-se ameaçados, retiram as queixas pouco depois de comunicar maus tratos.
Serviço
Disque-Idoso
0800 644 1401
Canal de denúncias anônimas sobre maus tratos aos idosos. A ligação é gratuita.