Cidades

Estudantes e Sindicato dos Professores fazem protesto no Buritinga

postado em 03/12/2009 10:22

Alunos de duas escolas públicas de Taguatinga se uniram nesta quinta-feira (2/12) em protesto contra a corrupção no DF. Estudantes do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN) se aglomeraram em frente ao colégio, na avenida Sandu, e às 10h30 saíram em passeata até o Buritinga, sede do GDF na cidade.

Participaram também alunos do Centro de Ensino 04 (CE 04). Eles têm o apoio do Sindicato dos Professores (Sinpro), que levaram um carro de som para ajudar a manifestação. Cerca de 25 pessoas seguiram pela Sandu no carro de som, e outras 80 já esperavam em frente ao Buritinga. Eles pretendiam seguir, de lá, para a Residência Oficial do governador em Águas Claras, mas acabaram encerrando o protesto por volta de 11h30.

[SAIBAMAIS]A movimentação não atrapalho o trânsito na cidade. Apenas a faixa da direita foi interditada, e os motoristas que passaram pelo local buzinavam em apoio.

Indiganação

Apesar de pacíficos, os estudantes, com idades entre 14 e 19 anos, mostraram-se indignados. Faixas, cartazes e narizes de palhaço compuseram o movimento. Gritos de ordem pedindo o afastamento do governado do DF de sue cargo.

Para a estudante do CEMTN, Nina Canaã, de 18 anos, aluna do segundo ano do Ensino Médio, a situação é vergonhosa. ;O Arruda jurou pelos filhos dele na história do painel do Senado. É uma pessoa completamente sem caráter;.

A presidente do grêmio estudantil do colégio, Hayssa Moraes, de 17 anos, destacou que a movimentação desta manhã tinha como principal intenção apontar que os estudantes também estão acompanhando o caso e não vão se calar. ;A juventude tem que se mobilizar e mostrar que não vai aceitar político corrupto no poder;.

O professor de História Renato Ferreira dos Santos ressaltou a importante participação dos estudantes. ;Eles quiseram se mobilizar e estão certos. Não podem fechar os olhos diante dessa roubalheira;. Além disso, o professor disse ainda se envergonhar do exemplo dado pela professora e deputada distrital Eurides Brito. ;Que aula de cidadania ela está dando para nossos alunos;.

Às 15h, ocorrerá mais uma manifestação na Câmara Legislativa. Dessa vez, os professores se reunirão em assembléia. Movimentos sociais também farão parte da manifestação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação