Cidades

Direção da Polícia Civil nega motivação política para troca de delegados

postado em 03/12/2009 14:04
A direção da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) rebateu as denúncias do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo). De acordo com o diretor da PCDF, Cleber Monteiro, não é verdadeira a afirmação que três titulares de DPs foram retirados de suas unidades injustamente e sem explicações. Ele garantiu que a troca de comando não paralisou as investigações da corporação sobre corrupção e desvio de dinheiro público no DF. ;Encaro essa denúncia como precipitada e leviana. A investigação nunca parou, apesar dos delegados afastados;, disse Monteiro.

[SAIBAMAIS]Segundo ele, quando Geraldo Nugoli assumiu a direção do Departamento de Atividades Especiais (Depate), em julho deste ano, quis formar a sua própria equipe. Por isso, os três delegados foram exonerados, entre eles o titular da Divisão Especial de Repressão ao Crime Organizado (Deco), responsável pela investigação de empresas de informática que prestam serviços ao GDF.

Terabyte

Com base nessas investigações, no mês de outubro foi deflagrada a Operação Terabyte, em que a PCDF cumpriu mandados de busca e apreensão em empresas de informática. A polícia encontrou indícios de fraudes em licitações e combinação de preço entre quatro empresas que mantinham contratos com o governo.

Os donos das empresas foram indiciados e serão denunciados pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público Social (Prodep) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Segundo Monteiro, as fraudes ocorreram entre maio e junho de 2006, quando Maria de Lourdes Abadia governava o DF, assumindo o lugar do ex-governador Joaquim Roriz, à época candidato a senador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação