Cidades

Manifestantes deixam plenário para que parlamentares iniciem a sessão do dia

postado em 03/12/2009 14:43

Os manifestantes que estão dentro da Câmara Legislativa decidiram deixar o plenário para que os parlamentares iniciem a sessão desta quinta-feira (3/12). Logo após o término da ordem do dia, os ocupantes prometem retornar para o local. Mais cedo, houve uma reunião com a comissão designada pelos manifestantes e com o presidente em exercício da Câmara Legislativa, Cabo Patrício (PT), para negociar a desocupação. No entanto, não houve acordo.

Como medida preventiva, o presidente em exercício da CLDF, deputado Cabo Patrício, encaminhou à procuradoria da Casa um pedido de reintegração de posse. O documento está sendo redigido e será protocolado no Tribunal de Justiça do DF caso os ocupantes não saiam do Plenário.

No início tarde, cogitou-se realizar a sessão do dia no prédio da Embrapa, próximo ao da Câmara. A segurança do local ficou de sobreaviso e os funcionários foram convidados a retirar seus carros do estacionamento, que teve uma parte completamente evacuada. No entanto, com a desocupação do Plenário, não foi necessária a mudança.

Bons resultados
A reunião dos estudantes e demais manifestantes começou às 8h20, com a presença de cerca de 50 pessoas que passaram a noite na CLDF. Ao final da assembleia o grupo já tinha entre 70 e 80 pessoas. Eles avaliaram como boa a repercussão do movimento, e decidiram que vão pressionar a Mesa Diretosa da Câmara para a aprovação dos pedidos de saída de Arruda e Paulo Octávio, e também a cassação de todos os deputados envolvidos no esquema de corrupção denunciado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

Durante a sessão, a Comissão de Segurança criada pelo movimento ficará de guarda ao lado do Plenário. Outra parte dos manifestantes vai passar a tarde percorrendo escolas em todo o DF para estimular a participação de mais pessoas na ocupação.

Com informações de Raphael Veleda

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação