Cidades

Ex-policial civil é condenado por crime de extorsão

postado em 03/12/2009 15:48

A 8; Vara de Fazenda Pública de Brasília condenou um policial civil por crime de improbidade administrativa. Na sentença, o juiz determinou a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos do ex-policial por um prazo de 8 anos e a proibição de contratar com o Poder Público por 10 anos.

O ex-policial foi denunciado pelo Ministério Público por crime de extorsão. Segundo a denúncia, ele teria obrigado um casal a transferir para seu nome um veículo Vectra GLS. Para conseguir o automóvel, o ex-policial teria ameaçado denunciar uma das vítimas, que era foragido da Colônia Penal Agrícola do Estado do Paraná.

O agente da Civil e outro ajudante teriam aprisionado tal pessoa no interior de um veículo Fiat/Tempra e ameaçado a esposa da vítima. A mulher foi coagida a acompanhar os agentes ao 3; Ofício de Notas e Registro Civil e Protesto de Títulos, localizado em Taguatinga, onde assimou procuração dando a uma desconhecida amplos poderes para negociar o Vectra.

Um mês depois, o agente procurou o casal novamente para exigir a entrega do DUT do Vectra assinado. A mulher foi orientada a se dirigir a uma loja de Taguatinga, usando um vestido azul, e entregar o documento ao caixa do estabelecimento. A vítima, no entanto, havia denunciado o esquema de extorsão à Corregedoria Geral da Polícia Civil e, antes que o ex-policial pudesse buscar o DUT, o caixa foi levado para prestar declarações.

O ex-policial negou participação nos fatos. Ele foi investigado pela Polícia Civil e perdeu o cargo público em abril de 1994. A sentença do TJDFT confirma essa decisão, mas ainda cabe recurso para a Segunda Instância do Tribunal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação