Cidades

Protocolado oitavo pedido de impeachment contra Arruda na CLDF

postado em 03/12/2009 16:10

>>Samanta Sallum
>>Noelle Oliveira

O ex-deputado distrital Chico Vigilante (PT) entrou com mais um pedido de impeachment contra o governador do DF José Roberto Arruda (DEM) e o vice, Paulo Octávio. Com esse, já são oito requerimentos protocolados na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A iniciativa foi tomada para evitar que o pedido já protocolado pelo PT tenha qualquer problema com a Justiça, já que, segundo a Constituição Federal, esse tipo de requerimento deve ser pessoal e não poderia ser apresentado por partidos. "Não é um pedido novo ou diferente, é só para que tenhamos a certeza de que ele terá andamento sem qualquer questionamento jurídico", afirmou o ex-presidente do PT-DF.

Na tarde desta quinta-feira (3/12) o Partido Socialista Brasileiro (PSB-DF) entrou com o sétimo requerimento apresentado pelo presidente regional do partido, Marcos Dantas.

A legenda já havia instaurado processo no Conselho de Ética contra o deputado Rogério Ulysses, envolvido nas denúncias de corrupção da Operação Caixa de Pandora. O presidente do partido reafirmou que a sigla será "extremamente" rigorosa na apuração dos fatos, mas que acredita na inocência de Ulysses.

Nesta segunda-feira (30/11), o PSB decidiu orientar filiados a se desligarem do GDF. Além disso, a legenda determinou o afastamento imediato de Joe Valle do cargo de diretor-presidente da Emater.

Outros seis

Nesta quarta-feira (2/12), dois pedidos de impeachment contra Arruda foram protocolados. Os responsáveis pelas requisições foram o PT, cujo documento foi assinado pelo presidente da lengenda no DF, Chico Vigilante, e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que teve a requisição apresentada pela presidente Rejane Pitanga.

Na quarta, outros dois pedidos já tinham sido registrados na Câmara. Um deles é o do pastor Oséas Rodrigues, da Ordem dos Ministros Evangélicos do Gama, cidade do DF a 30 quilômetros de Brasília. O outro é do PSOL. Na terça-feira dois pedidos com o mesmo teor foram registrados por advogados do DF.

Andamento
Os pedidos devem ser encaminhados à Comissão de Constituição e Justiça da Casa, onde precisam ser aprovados por dois terços dos integrantes da comissão. Depois, seguem para o plenário, que analisa se abre ou não ou processo de impeachment contra o governador ; também nessa ocasião são necessários dois terços dos votos, 16 dos 24 deputados distritais.

Aprovada a abertura, uma comissão especial é criada para julgar o processo de impeachment. A comissão julgadora será formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).

Ontem, os seis primeiros pedidos de impeachment foram lidos no Plenário da Casa e oficializados.

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--> <-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} span.EstiloDeEmail15 {mso-style-type:personal; mso-style-noshow:yes; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; font-family:Arial; mso-ascii-font-family:Arial; mso-hansi-font-family:Arial; mso-bidi-font-family:Arial; color:windowtext;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> <--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação