postado em 06/12/2009 08:37
O Natal chegou mais cedo pelo menos para 400 crianças. Na festa realizada ontem, pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace)(1), no Expobrasília, no Parque da Cidade, teve guloseimas, brincadeiras, pintura no rosto, teatro, show e, claro, Papai Noel distribuindo muitos brinquedos para a garotada. ;Para muitas famílias, hoje (ontem) acaba sendo o dia do Natal, porque elas não têm muitas condições. E por isso sempre aguardam com muita expectativa esse evento;, afirma a presidente da entidade, Ilda Peliz.A menina Rafaela Farias, 12 anos, em tratamento de um linfoma, ainda se recupera de um transplante de medula, mas não deixou de aproveitar as atividades oferecidas pelo Natal da Abrace, como o pula-pula e a pintura no corpo. ;Vou fazer uma borboleta na minha mão. Estou gostando muito de tudo e é até difícil escolher o que é mais legal;, declarou. A garota descobriu que tinha a doença no começo de 2007 e veio com a avó Maria de Jesus Rocha Faria, 55 anos, de Balsas, no interior do Maranhão, para iniciar o tratamento na Abrace, em Brasília. Hoje, as duas estão morando na Casa de Apoio da Associação e Rafaela vem reagindo bem ao tratamento. ;De dois em dois meses, a gente vai ao Maranhão. Ela está se recuperando e se Deus quiser, vai ficar boa de vez;, anseia a avó.
Já o pequenos Lucas Barros, de 6 anos, nem dormiu à noite, tamanha a ansiedade pela festa natalina. Quem via o espevitado menino descendo pelo escorregador ou correndo atrás dos palhaços, nem imagina que ele luta há três anos contra um neuroblastoma, um tipo de câncer que atinge a glândula suprarrenal. Passou recentemente por uma cirurgia para a retirada de boa parte do tumor e ainda se submeteu a 2 sessões de quimioterapia. ;Ele está reagindo bem, chegou a ter momentos depressivos, mas é uma criança muito alegre e ativa, e isso ajuda bastante no tratamento;, acredita o pai do garoto, Roberto Barros, 32 anos. Lucas estava ansioso pela entrega dos presentes e esperava ganhar um carrinho de controle remoto dos personagens do seu desenho animado favorito: Ben 10.
;O Lucas faz sempre questão de participar de todos os eventos promovidos pela Abrace. É uma diversão para ele e para a gente também;, revela a mãe Sílvia Barros, 32.
O evento de ontem, que foi realizado no Dia Internacional do Voluntariado, contou com a participação de 120 voluntários e reuniu cerca de 700 pessoas.
1 - Hospital
Desde 1986, a Abrace trabalha no combate ao câncer infantil oferecendo suporte ao tratamento de crianças e adolescentes. Um dos principais objetivos da entidade, segundo Ilda Peliz, é a construção do Hospital da Criança de Brasília, centro de tratamento construído em duas fases, sendo que a primeira está em processo de acabamento. A previsão de inauguração é para o ano que vem. Quem estiver interessado em fazer doações ou ser voluntário da associação basta entrar em contato pelos telefones: (61) 3212.6000 ou 3212.6003. A sede da Abrace fica na SCS Quadra 2, n; 164, Bloco C, 4; e 5; andares.Edifício Wady Cecílio II. Brasília, DF. Telefone: (61) 3212.6070.