Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (8/12), os servidores ligados ao Sindicato dos trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sindfub) decidiram que a partir do meio-dia desta quarta (9/12) está suspensa a greve na universidade. Eles estavam parados desde 25 de novembro.
Após intensa negociação, o Ministério do Planejamento sinalizou que dará maior atenção ao processo judicial sobre a manutenção da Unidade de Referência de Preços (URP) nos salários da universidade.
O órgão enviou ofício ao reitor José Geraldo de Sousa Junior, garantindo o pagamento integral da URP a todos os servidores da UnB, até que seja feita uma análise pela assessoria jurídica da pasta. A parcela corresponde a 26,05% da remuneração total dos servidores.
De acordo com o coordenador-geral do Sindfub, Cosmo Balbino, o problema não foi resolvido mas, para não desrespeitar a Lei e não prejudicar alunos da UnB, a paralisação está suspensa. Outra assembléia está marcada para o próximo dia 15. Nela os servidores avaliarão o empenho do Ministério em apresentar uma solução. Não haverá corte no salário dos servidores.
Os professores da universidade também realizaram assembleia nesta manhã, mas ainda não há uma decisão.