Cidades

Estudantes deixam Câmara Legislativa carregados

postado em 08/12/2009 15:33

Os manifestantes do movimento ;Fora Arruda e Toda Máfia; deixaram a Câmara Legislativa por volta das 16h30 desta terça-feira (8/12). A desocupação teve início pouco antes das 16h. Estudantes ocupavam a Casa desde a última quarta-feira, (2/12) em protesto pela saída do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e do vice, Paulo Octávio. Eles saíram pacificamente pela porta da frente da Casa, um a um, após negociação com a polícia. Parte deles ficou deitada no chão e foram necessários de três a quatro policiais para carregar cada um deles.

Alguns servidores pró-Arruda estavam do lado de fora e acompanharam a saída dos estudantes com gritos de ofensas. Os manifestantes a favor do governador, que ocuparam a Casa esta manhã, começaram a sair em fila indiana pro volta das 16h30, pela frente do prédio.

Na saída, cerca de 200 policiais fizeram um corredor para garantir a integridade física dos manifestantes. Os dois ônibus que levaram os estudantes foram escoltados pela polícia até a Universidade de Brasília. De lá, os estudantes se uniram a outros manifestantes e protestaram na Asa Norte. Eles distribuíram panfletos para os veículo9s que circulavam no local.


Por volta das 12h30, cerca de 300 policiais, entre militares e soldados do Batalhão de Operações Especiais (Bope), chegaram à Câmara Legislativa para fazer a reintegração de posse do prédio. Eles negociaram a saída com os ocupantes desde então.

A ação da polícia se deu após a juíza Júnia de Souza Antunes, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ter determinado nesta segunda-feira um prazo para para que todos os manifestantes saíssem da Câmara. O tempo limite terminaria nesta tarde.

Com informações de Luiza Medeiros, Helena Mader, Luiz Calcagno e André Corrêa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação