Cidades

Decoração natalina já apresenta efeitos positivos nas vendas

postado em 16/12/2009 07:30
As cores e os personagens típicos do Natal tomaram conta da avenida principal do Sudoeste desde o último sábado. Mais de 30 mil luzes douradas, verdes e vermelhas dão formato aos desenhos de trenós, renas e Papais-Noéis que enfeitam a região. Os símbolos desta época do ano estão espalhados pelos retornos, pelas entradas da cidade e em 10 árvores. Cada quadra comercial vai receber dois arcos que vão de uma ponta à outra da rua ; serão oito estruturas como essa, no total. Os adornos ficam até 6 de janeiro de 2010.

A decoração mais elaborada que de costume é fruto de uma parceria entre comerciantes da cidade, bancos e a Administração Regional de Sudoeste e Octogonal. A maior parte dos recursos para a ornamentação, R$ 60 mil, veio do governo. A Associação Comercial do Sudoeste deu R$ 35 mil. São 44 lojistas na associação, que se reuniram e fizeram a cotização. A partir desta semana, a organização vai buscar apoio de outros comerciantes com novas doações. ;Deixamos para recolher o dinheiro de parte dos empresários depois que a decoração estivesse pronta porque, com o trabalho já feito, eles se empolgam e dão a verba;, explica o presidente da associação e dono do restaurante San Lorenzo, Carlos José de Moura. Ele vive e trabalha na cidade desde a época da fundação(1).

A associação comercial planejava há dois anos contribuir com um Natal mais iluminado. ;Sempre tive vontade de sugerir a parceria, mas não tinha dado certo. Em 2009, a gente conseguiu o apoio necessário para fazer algo diferente;, comemora Moura. O objetivo, além de interagir com a comunidade, é trazer movimento para o comércio do Sudoeste. ;Os donos de lojas reclamam do movimento fraco por aqui. Tentamos pensar em soluções para esse problema;, diz Moura.

O administrador do Sudoeste, Nilo Cerqueira, acredita que a dobradinha entre empresários e administração rendeu bons frutos. ;A união desses segmentos proporciona uma das iluminações mais bonitas de Brasília;, avaliou. Com a decoração, parte dos empreendimentos da cidade pretende prolongar o horário de funcionamento até as 22h. ;Não é obrigatório ficar aberto até mais tarde. Porém, muita gente vai sair de casa para passear e ver a decoração. Quem sentir o estímulo deve lucrar. O momento de vender é agora;, prevê o presidente. ;O bairro todo ganha com essa iniciativa. Queremos que as pessoas saiam de casa para passear, apreciar os enfeites;, completa.

Os comerciantes confiam na união de forças entre governo e iniciativa privada para melhorar a situação das vendas no Sudoeste. ;A quadra tem de ter um diferencial para atrair os clientes. Nossa avenida está mais alegre. Muitos moradores já me procuraram e disseram que estão orgulhosos. Em 2010, queremos trazer o Papai Noel;, planeja Moura.

A população local parece satisfeita com o resultado. ;Ainda não saí à noite, mas quero passear com meu marido e meus filhos. As crianças ficam empolgadas com esses enfeites que acabam sendo uma atração. A parceria entre comércio e governo é boa porque dá para fazer algo melhor;, acredita a bancária Silvia Fraga, 46 anos. A operadora de caixa Tatiane de Brito, 28, gostou do que viu. ;A administração demorou para decorar, até achei que não ia mais ter. Mas, quando ficou pronto, achei uma graça. Os clientes ficam até mais tarde com esse clima de natal iluminado;, diz. Francisco de Paula, 50, gerente de uma loja de revelação de fotos, diz que gostaria de ver mais melhorias. ;Podiam fazer também alguns shows e outras atividades para privilegiar quem só abre durante o dia;, sugere.

O começo
A região administrativa do Sudoeste foi criada em 6 de maio de 2003, por meio da Lei Distrital n; 3.153. Ocorreu um desmembramento da área do Cruzeiro, onde o terreno que hoje abriga a cidade estava. De formação essencialmente urbana, o Sudoeste é composto por áreas residenciais, setores comerciais e quadras mistas. O bairro foi projetado para dar moradia a mais de 50 mil habitantes, em uma área de aproximadamente 5,6 milhões de metros quadrados.



"O bairro todo ganha com essa iniciativa. Queremos que as pessoas saiam de casa para passear, apreciar os enfeites"
Carlos José de Moura, empresário




O número
30 mil
Número de lâmpadas que enfeitam o Sudoeste.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação