Jornal Correio Braziliense

Cidades

Técnicos do Detran constataram irregularidades no balão da W4 Norte

Nos 10 anos em que trabalha na borracharia de um posto de gasolina da Via N2 do Plano Piloto, José Inaldo Santos nunca viu um simples balãozinho provocar tantos acidentes como o que está localizado no início da W4 Norte. O local foi modificado no fim do ano passado pela Novacap, que alargou a margem sul do balão para a criação de uma nova via de acesso ao Eixo Monumental. Com isso, evitaria o congestionamentos na saída da N2, já próximo do estacionamento do Estádio Mané Garrincha.

A tentativa de desafogar o tráfego, no entanto, acabou gerando prejuízos aos motoristas. Com a alteração, a sinalização horizontal com orientação para o traçado antigo do balãozinho não foi completamente apagada. Os tachões não foram colocados(1) em locais visíveis aos motoristas que descem a N2 em direção ao Setor Hoteleiro Norte (SHN).

Quem segue pela faixa da esquerda no sentido SHN tem que invadir a da direita para chegar ao outro lado. Aqueles que estão na direita precisam desviar um pouco mais para o lado para seguir na sua faixa e não colidir com o carro que avança da esquerda. Na calçada, antes da entrada do balão, existem duas placas triangulares que indicam que a preferência é de quem já está fazendo o retorno.

De dia, é possível guiar sem problemas. À noite é que acontecem os acidentes. O meio-fio da parte alargada já está quebrado e repleto de marcas de pneus dos carros que não seguiram o novo traçado e atravessaram o balão pelo meio. Há o risco também de, na tentativa de escapar do meio-fio, dar uma guinada brusca para a direita e atingir uma das placas de sinalização, como aconteceu com a que indicava a Quadra 5 do Setor Hoteleiro Norte. Ela foi arrancada por um carro.

;Já vi oito veículos estourados por causa desse balão;, calcula José Inaldo. ;Dia desses, um Audi estourou os quatro pneus. Da outra vez, uma mulher no Citr;en me disse que gastou mais de R$ 6 mil para consertar pneus, suspensão, motor e tudo mais que estava arrebentado. Pena que era de madrugada e não me rendeu uma graninha extra;, acrescentou.

Os frentistas do posto de gasolina em frente ao balão dizem que é um caso perdido. ;O rapaz que fica à noite aqui no posto me disse que, nesta madrugada, mais um motoqueiro passou direto no balão;, relatou o frentista Paulo Cézar Alves. Entre os funcionários do posto, corre uma história de que um motociclista teria morrido após bater contra o meio-fio e ser atirado a 10 metros de distância da moto. A assessoria de imprensa do Detran, contudo, informou que não há registro de mortes em acidentes ocorridos na área.

Confirmação
Informado pela reportagem do Correio sobre o problema na giratória da N2, o Detran enviou dois integrantes do departamento de engenharia para analisar o local. Após uma hora de observação na tarde de ontem, Joel Rodrigues, gerente do setor, e Sérgio Amaral, da área de planejamento, confirmaram as irregularidades. ;Este balão está todo errado;, vaticinou Sérgio. ;Para um caminhão de lixo deve ser quase impossível fazer uma curva dessas;, emendou Joel.

Eles admitiram que a sinalização está falha e garantem que até a primeira semana de janeiro o problema estará solucionado. ;Vamos colocar tachões para indicar a mudança de direção na via, apagar a sinalização horizontal antiga e fazer uma nova;, adiantou o gerente do departamento de engenharia.

Segundo os representantes do Detran, a Secretaria de Obras, responsável pela mudança, tem uma parcela de culpa nos acidentes por não ter informado oficialmente ao Detran sobre alteração no trânsito da região. Já o subsecretário de projetos da Secretaria de Obras, Dalmo Silveira, transfere a responabilidade para o Detran. ;O balão não apresenta problemas. O Detran nunca nos procurou para apontar o os erros. Agora, eles pintaram errado e ficaram com vergonha de marcar uma reunião com a secretaria para consertar;, rebateu Dalmo.

1 - Olho de gato
Também conhecidos como olho de gato, os tachões de sinalização horizontal são aqueles objetos geralmente de cor amarela. Afixados no asfalto em áreas nas quais o motorista deve ter atenção no traçado da pista, são importantes elementos de segurança, tanto nas rodovias interestaduais quanto nas vias urbanas.