O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBama) notificará na tarde desta quarta-feira (16/12) a empresa Etec Engenharia por causa do vazamento de óleo que atingiu o córrego Engenho (afluente do Rio Corumbá - próximo à BR-060). Avaliação preliminar do órgão confirma a tese de que ele tenha sido causado por um produto que é aplicado na pista antes da colocação do asfalto.
As obras em questão são a de um viaduto que dará acesso ao Gama e à DF-290, que está sendo feito pela ETEC Engenharia, subcontratada pela Premenge Engenharia. O Ibama acredita que se trate de uma substância chamada de CM30, um óleo semelhante ao piche, que foi levada pela chuva forte que caiu no local.
O vazamento ocorreu na tarde dessa terça (15/12) e deixou cerca de 5 mil famílias sem abastecimento. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) garantiu que os moradores do local não ficarão sem água, e que o líquido será fornecido por caminhão-pipa.
O Ibama diz ainda que é provável que aconteça interdição da aplicação desse produto, até que as medidas de contenção sejam feitas. O órgão afirma que certamente a empresa Premenge será notificada e multada.
[SAIBAMAIS]